Ciência

Nature revela 9 áreas da ciência que prometem avançar em 2024

Revista científica britânica elencou acontecimentos que terão destaque na ciência global durante o próximo ano. Confira a lista
Imagem: Hans Reniers/ Unsplash/ Reprodução

Às vésperas da virada de 2023 para 2024, a revista científica Nature listou os próximos avanços que devem surpreender no próximo ano. No total, são nove áreas e acontecimentos específicos que prometem agitar a ciência global. Confira abaixo!

1. Inteligência Artificial

whatsapp invite banner

O ChatGPT foi lançado em novembro de 2022 e durante todo o ano de 2023 movimentou o debate sobre tecnologia. Além disso, também ganhou espaço no cotidiano das pessoas.

De acordo com a Nature, a OpenAI, sua criadora, pretende lançar a atualização da inteligência artificial no próximo ano. O GPT-5 provavelmente terá capacidades mais avançadas do que seu antecessor, o GPT-4. 

Além disso, os cientistas também estão de olho em duas novidades do Google. A primeira é o lançamento do Gemini, IA concorrente ao ChatGPT. 

Já a segunda é a atualização da AlphaFold, inteligência artificial usada por pesquisadores para prever as formas tridimensionais de proteínas com alta precisão. A partir da nova versão, a IA será capaz de modelar interações entre proteínas, ácidos nucleicos e outras moléculas.

Por fim, a Nature prevê que a área da IA deve repercutir também no campo regulatório. Isso porque o Grupo Consultivo de Alto Nível das Nações Unidas sobre Inteligência Artificial tem até 2024 para compartilhar seu relatório final.

2. Observatórios no Chile

Dois novos observatórios do Chile avançarão em 2024. É neste ano que a construção do Simons, localizado no Deserto do Atacama, será finalizada. 

Segundo a Nature, o local terá telescópios com até 50 mil detectores de coleta de luz, além de ferramentas para buscar ondas gravitacionais primordiais.

Além disso, o Observatório Vera C. Rubin começará a operar alguns de seus instrumentos. Ele conta com um telescópio de 8,4 metros e uma câmera gigante, de 3.200 megapixels.

3. Combate à dengue e ao zika

Também em 2024 o Programa Mundial de Mosquitos começará a produzir mosquitos que combatem ambas doenças em uma fábrica no Brasil. O Giz Brasil já noticiou iniciativas do projeto em alguns lugares do mundo.

De modo geral, esses mosquitos são contaminados por uma bactéria específica, que impede que eles se reproduzam e transmitam os vírus da dengue e das doenças causadas pelo zika. 

No total, espera-se produzir até cinco bilhões desses mosquitos na próxima década, o que pode proteger cerca de 70 milhões de pessoas.

4. Covid-19 e pandemias

Apesar do momento mais grave da pandemia de Covid-19 ter passado, pesquisadores continuam na busca de entender as consequências da doença a longo prazo. Além disso, também procuram desenvolver métodos de prevenção que acompanhem a evolução do vírus.

De acordo com a Nature, o governo dos EUA está financiando testes de três vacinas: duas que são intranasais e a terceira de RNA mensageiro.

Também em 2024, a OMS (Organização Mundial da Saúde) deve apresentar o projeto final de seu tratado pandêmico. De modo geral, o documento busca preparar governos em todo o mundo para prevenir e gerenciar futuras pandemias.

5. Missões na lua

Desde 1970, a NASA não envia uma missão tripulada para a lua. Contudo, em 2024 isso vai acontecer. Segundo a Nature, a Artemis II terá quatro astronautas e será lançada em meados de novembro.

Além disso, a China também está se preparando para lançar sua missão lunar, a Chang’e-6. A ideia é que ela colete amostras do lado distante da Lua.

6. Matéria escura

A matéria escura permanece um mistério, mas alguns avanços são esperados para 2024. De modo geral, cientistas esperam duas respostas. 

A primeira está relacionada a um experimento que ainda está em curso, o BabyIAXO, no Síncrotron de Elétrons Alemão, em Hamburgo. Por meio de raios X ultra-sensíveis, ele busca capturar a conversão de axiônios (partículas de matéria escura) em fótons. 

Já a segunda é a massa do neutrino, que é a partícula mais misteriosa no modelo padrão da física. 

7. Consciência

Embora a consciência já tenha sido foco de pesquisas em outros momentos, o tema ainda está sob o radar da ciência. Segundo a Nature, em 2024 novos insights sobre a base neural da consciência podem surgir. 

Isso porque há um grande projeto de pesquisa testando duas teorias por meio de uma série de experimentos. Os resultados devem sair até o final do próximo ano.

8. Mudanças climáticas

Em 2024, as negociações para o tratado global de plásticos da ONU serão concluídas. A ideia é eliminar a poluição por este tipo de material.

Além disso, o Tribunal Internacional de Justiça em Haia poderá emitir uma opinião sobre as obrigações legais das nações no combate às mudanças climáticas no segundo semestre de 2024.

9. Supercomputadores

De acordo com a Nature, Júpiter deve ser ligado no início do próximo ano. Apesar de ter nome de planeta, a revista se refere a uma máquina que será o primeiro supercomputador exascalar da Europa. 

No total, ele pode realizar um quintilhão (um bilhão de bilhões) de cálculos por segundo. Além de Júpiter, duas outras máquinas serão instaladas: a Aurora e o El Capitan, ambos dos EUA.

Bárbara Giovani

Bárbara Giovani

Jornalista de ciência que também ama música e cinema. Já publicou na Agência Bori e participa do podcast Prato de Ciência.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas