Nem sempre o ronronar significa que o gato está satisfeito, diz estudo
Depois de algum tempo convivendo com um pet, é comum que seu dono pense que o conhece bem e que sabe entender os sinais que ele emite. Contudo, gatos e cachorros utilizam muitos recursos para se comunicar e, às vezes, pequenos detalhes mudam completamente o significado de um som ou movimentação.
Pode ser um rabo erguido para cima ou balançando de um lado para o outro, dobrar as orelhas, virar o pescoço, miar, ronronar ou uivar. Há muitos sinais: só de vocalizações, pesquisadores já contabilizaram 16 entre os gatos adultos.
Dessa forma, nem sempre os donos de um gato ou cachorro sabem realmente o que o seu pet quer dizer. Agora, um novo estudo testou a capacidade de humanos interpretarem esses sinais com foco nos felinos.
O que diz a pesquisa
Pesquisadores recrutaram 630 participantes para um teste. Nele, os voluntários assistiram a 24 vídeos de comportamentos felinos diferentes – um terço apresentava vocalizações, outro terço continha sinais visuais e o restante mostrava manifestações das duas expressões combinadas.
Como resultado, os cientistas descobriram que as pessoas muitas vezes interpretam errado os miados e outros sons emitidos por seus gatos. Em geral, os participantes se mostraram piores em compreender os sinais de quando o pet está infeliz. Quase um terço dos voluntários erraram o significado dos vídeos que passavam essa mensagem.
Quando avaliaram manifestações de que os gatos estavam felizes, cerca de 10% dos participantes também cometeram erros. Os resultados da pesquisa foram publicados na revista Applied Animal Behaviour Science.
Sinais e interpretações equivocadas
De acordo com especialistas, é mais fácil para os humanos perceberem as emoções positivas dos gatos, porque é isso que eles querem que seus pets sintam. Em geral, os cientistas acreditam que isso pode ser um reflexo dos bons sentimentos que os animais trazem para os próprios donos.
Contudo, até mesmo alguns dos sinais mais comuns podem ser mal compreendidos. Enquanto as pessoas pensam que o ronronar é um sinal de conforto, muitas vezes ele pode ser utilizado por um gato em situações desconfortáveis ou estressantes. Na verdade, o ronronar é um recurso para eles mesmos se acalmarem.
O mesmo pode acontecer com o movimento dos rabos dos cachorros. Levantar e balançar de um lado pro outro tem suas sutilezas: para qual lado é o balanço? Qual a velocidade? Cada alteração pode mudar o significado do gesto.
O único sinal completamente compreendido é a mordida. “Com o tempo, com os gatos se comunicando e os humanos não entendendo, o gato simplesmente morderá, porque eles aprenderam ao longo do tempo que esta é a única maneira de fazer algo parar”, explica Charlotte de Mouzon, autora da pesquisa.