Durante a ultima divulgação de resultados financeiros da Netflix, a companhia anunciou que pretendia lançar um plano de assinatura apenas para dispositivos móveis na Índia como uma das medidas para tentar aumentar o número de assinantes. Nesta quarta-feira (24), a plataforma lançou oficialmente o plano que custa 199 rupias indianas por mês (pouco menos de R$ 11).

Este é o plano mais barato já lançado pela Netflix e ele tem como premissa ver os conteúdos da plataforma apenas em dispositivos móveis (smartphones ou tablets). Portanto, nada de conseguir transmitir para Apple TV ou para um Chromecast da vida. Além disso, a qualidade é standard (menos que HD) e só é possível ver em uma tela por vez — não rola dividir com outra pessoa, a não ser que seja tudo muito bem combinado.

“Nossos assinantes na Índia assistem mais em seus dispositivos móveis que consumidores de outras partes do mundo — e eles amam baixar nossos programas e filmes. Acreditamos que este novo plano tornará a Netflix ainda mais acessível e melhor adaptada às pessoas que gostam de assistir em seus smartphones e tablets, tanto em viagens como em casa”, afirmou Ajay Arora, diretor de produtos da Netflix, em comunicado.

De acordo com o TechCrunch, a ideia da Netflix não é expandir este plano para outros mercados, apesar de a empresa ter sinalizado no ano passado a possibilidade de fazê-lo para crescer na Ásia e em outros mercados.

Pelo jeito, faz bastante sentido esse tipo de plano na Índia. No Brasil, já vi muita gente assistindo a séries durante o caminho de ida ou de volta para o trabalho. Porém, não saberia dizer se esses mesmos usuários costumam projetar em uma tela maior. Ainda tem essa questão de compartilhar conta, que me parece ser algo bem comum por aqui.

De qualquer jeito, fica a pergunta: você assinaria?

Para mim, especificamente, não faz muito sentido, pois ainda gosto de assistir filmes e séries em uma tela grande. No entanto, creio que essa opção tornaria a plataforma de streaming ainda mais acessível, ainda mais com o plano mais barato por aqui começando em R$ 21,90/mês.

[Netflix]