Em abril, a Nintendo confirmou que aproximadamente 160 mil usuários tiveram suas contas expostas. Na ocasião, a empresa incentivou as pessoas a habilitarem a autenticação em dois fatores e enviou um e-mail para clientes que haviam sido afetados, informando que iriam redefinir suas IDs da Nintendo Network (NNID). Agora, após mais investigações, a Nintendo diz que outras 140 mil contas foram afetadas.

Em um comunicado em japonês, a Nintendo diz que já redefiniu a senha de outras 140 mil NNIDs, assim como as das contas Nintendo associadas a eles. A Nintendo também disse que estava tomando simultaneamente medidas de segurança adicionais, mas não especificou quais eram essas medidas.



“Menos de 1% das NNIDs globais que foram potencialmente invadidas tiveram transações fraudulentas por meio de uma conta Nintendo”, diz o comunicado, traduzido em linhas gerais. “Ainda estamos no processo de reembolsar clientes em todo o mundo [por compras ilegais], mas a maioria dos clientes já recebeu a devolução.”

Como aconteceu com o primeiro grupo, os dados potencialmente expostos ao vazamento incluem nome de usuário, sexo, data de nascimento, localização e endereço de e-mail. A Nintendo afirma que nenhuma informação de cartão de crédito poderia ter sido visualizada. A companhia também afirma que, em vez de uma violação direta, essa pode ter sido um um caso exacerbado por usuários que reutilizam as mesmas senhas em diversas contas.

A Nintendo foi criticada por sua resposta inicial aos vazamentos – muitos acusaram a empresa de ser lenta para reagir. Os usuários começaram a reclamar de contas invadidas em meados de março, com cada vez mais pessoas reclamando até meados de abril.

No entanto, a Nintendo não abordou oficialmente a questão até 24 de abril, apesar de ter tomado conhecimento da situação no início daquele mês. A Nintendo também tuitou que os usuários poderiam habilitar autenticação em dois fatores em 9 de abril, mas não revelou, na época, por que estava encorajando os usuários a fazê-lo.

Dado os vazamentos adicionais, é um bom lembrete de que você deve absolutamente reservar um tempo para rever as senhas que tem utilizado – mesmo que você não tenha recebido um e-mail da Nintendo. Você também pode ativar a autenticação em dois fatores na sua conta Nintendo acessando a página da sua conta, indo no menu Configurações de Acesso e Segurança e Configuração da verificação em duas etapas.

A Nintendo também tem um guia útil em sua página de suporte. Novamente, é bom usar um gerenciador de senhas para ter credenciais diferentes para cada conta.