por Bruno Izidro

Nesta quinta-feira (20), a Nintendo finalmente revelou o seu futuro videogame, antes chamado de NX, e que agora recebeu o nome oficial de Nintendo Switch, com data de lançamento marcada para março de 2017. A empresa também deu mais informações sobre o misterioso aparelho e confirmou os rumores de que ele é um híbrido de console e portátil.



[Rumor] Nintendo NX vai ser um portátil que também pode ser jogado na TV
Nintendo anuncia que console NX será lançado em março de 2017

Veja o trailer que revelou o Nintendo Switch:

As principais características do Switch (e provavelmente o motivo para ele receber esse nome) estão na tela destacável e nos controles removíveis, chamados Joy-Con, o que fez ele se tornar um videogame portátil.

Com a tela fora do suporte que a conecta na TV, chamado de Nintendo Switch Dock, os controles Joy-Con podem ser conectados diretamente em suas extremidades. Esse conjunto tela + Joy-Con é uma configuração semelhante quando jogamos algo somente na GamePad do Wii U, com a diferença do Switch se tornar um console realmente portátil, já que o hardware do videogame está todo na tela.

switch-1

Ainda na configuração portátil, o Switch pode ser jogado sem os Joy-Con conectados diretamente na tela, com o jogador segurando eles em cada uma das mãos, parecido com o Nunchuck e o Wiimote do Wii.

Como mostrado no vídeo, os Joy-Con também podem servir para partidas multiplayer em co-op, já que cada lado possui um analógico e quatro botões (seja os direcionais ou os tradicionais A, B, Y, X), o que possibilita cada jogador usa um lado do controle. A Nintendo também mostrou que haverá uma versão do Pro Controller, mais tradicional, para jogar no aparelho.

switch-8 switch-10

Internamente, o Nintendo Switch terá uma versão modificada do processador Tegra, da NVIDIA, usado para aparelhos mobile, e uma GPU baseada na mesma arquitetura das placas de vídeo GeForce. Porém, não há como saber ainda o quão poderoso o novo console da Nintendo realmente será frente a um PS4 e Xbox One.

switch-3

Se não quiser o controle convencional, você vai poder prender os Joy-Con a uma base e usá-los como um controle normal.

Jogos

Quando ainda era chamado de NX, os jogos confirmados para o aparelho eram The Legend of Zelda: Breath of the Wild, Just Dance 2017, Project Sonic e Dragon Quest X e XI. Já no vídeo de revelação do Switch foi confirmado que a versão remasterizada de The Elder Scrolls V: Skyrim também será lançada para o aparelho.

switch-6

The Elder Scrolls V: Skyrim rodando no Nintendo Switch. O console também tem um suporte na traseira para ficar de pé em uma mesa.

Também foram mostradas versões de Mario Kart e Splatoon, mas não está claro se são jogos inéditos ou não, o que pode indicar uma retrocompatibilidade com jogos de Wii U. Um jogo da série NBA 2k e um novo Super Mario em 3D também aparecem, mas nada foi oficialmente revelado até agora.

O que a Nintendo informou foi uma lista de produtoras que estão desenvolvendo jogos para o Switch, entre elas Activision (Call of Duty), Capcom (Resident Evil), EA (Mass Effect), Ubisoft (Assassin’s Creed) e Square Enix (Final Fantasy).

switch-9

Por fim, outro rumor confirmado no vídeo é que a mídia do Switch para jogos será pequenos cartuchos, bem parecidos com os de 3DS, o que reforça a ideia de que o videogame tem um lado portátil mais forte. Ainda assim, a Nintendo não informou se essa será a única mídia para games que o aparelho usará.

Muito do que foi mostrado hoje do Nintendo Switch só confirmou os rumores que já vinham sendo vazados há meses. Porém, faltam menos de seis meses para o lançamento do videogame e ainda ficam muitas dúvidas sobre ele: tempo de bateria, preço, recursos online e jogos no lançamento são alguns deles. Tudo isso deve ser revelado aos poucos pela empresa a partir de agora.

switch-2