A Nokia vendeu 7,4 milhões de Windows Phones no segundo trimestre, um recorde para a empresa. Ela não revela o desempenho de cada modelo, mas o Lumia 520 parece ser um dos grandes responsáveis pelo aumento nas vendas. E ele está prestes a ganhar um sucessor.

De acordo com o The Verge, o Lumia 525 – codinome Glee – será um substituto para o Lumia 520, porém focado em música. Ele será lançado ainda este ano.

Aparentemente, ele virá com fones de ouvido especiais, e terá um foco maior no serviço Nokia Music, serviço de streaming baseado em playlists automáticas.

É bom ver que a Nokia está de olho no mercado low-end de smartphones, e é fácil entender o motivo. Segundo a AdDuplex, em menos de três meses o Lumia 520 se tornou o Windows Phone mais popular do mundo. Em setembro, ele correspondia a 20% do total, e a 30% dos dispositivos com Windows Phone 8. (A AdDuplex acompanha as instalações de 1.242 apps com anúncios.)

E segundo a consultoria Canaccord Genuity, “nossas pesquisas globais indicam uma melhoria gradual na venda de smartphones com Windows Phone 8, devido a fortes vendas do Lumia 520” em mercados emergentes e países desenvolvidos. Inclusive, ele faz bastante sucesso na Índia e nos EUA.

Ainda não há informações sobre preço ou design do Lumia 525, mas poderemos vê-lo em 22 de outubro, quando a Nokia fará um evento para anunciar seus novos produtos, incluindo o Lumia 1520 com tela Full-HD de 6 polegadas, e o tablet Lumia 2520 com Windows RT.

Provavelmente também veremos o Lumia 929 (abaixo), com tela Full-HD de 5 polegadas e câmera PureView de 20 megapixels. No entanto, segundo o WPCentral, ele deve ser exclusivo para os EUA, a ser vendido na operadora Verizon. [The Verge, WPCentral]

Lumia_929_front_back