_Tecnologia

Perguntamos para a Nokia se eles conheciam a música “Tijolão”, da dupla Jorge & Mateus

A música "Tijolão", da dupla Jorge e Mateus, cita nominalmente a Nokia, e nós decidimos perguntar para a empresa o que eles acham da canção.

Reprodução

Não curto muito sertanejo, mas gosto sempre de saber o que está rolando no gênero que, goste ou não, é o mais popular do Brasil. Então, recentemente, estava de saco cheio das minhas playlists e decidi dar uma chance para a playlist “Top 50 Brazil” do Spotify que reúne o que está sendo mais tocado no país.

Para minha surpresa, uma das faixas mais executadas na plataforma é “Tijolão”, da dupla Jorge & Mateus. E, sim, este é o tijolão que você, que é um pouco mais velho, está pensando: o icônico celular da Nokia que já foi usado no arrombamento de portas e cuja bateria durava dias, muito diferente dos nossos aparelhos da atualidade.

Crédito: KnowYourMeme

A música, composta por Larissa Ferreira, Diego Silveira e Rafael Borges, é um sertanejo com forte influência da bachata, ritmo latino que se originou no bolero. Como é um pouco comum no gênero, uma pessoa está sofrendo. E este sofrimento, em parte, ocorre devido às postagens feitas pela pessoa amada.

Para não restar dúvida, aqui vai o refrão da música:

Eu vou trocar meu celular num Nokia tijolão
Que só manda mensagem e faz ligação
Se eu ver mais um vídeo seu, sem eu, sendo feliz
Certeza que a minha vida vai tá por um triz
Me mata não! Essa internet virou arma na sua mão

Em vez de bloquear, a pessoa quer tomar a medida drástica de trocar um smartphone por um feature phone. Assim, ela evitaria ver as publicações dessa pessoa cuja internet “virou arma na sua mão”. Poético, né?

Após ouvir a música, que eu achei simpática, resolvi perguntar para a Nokia se eles sabiam da existência da música “Tijolão” e sobre a nostalgia que a marca ainda representa no imaginário brasileiro.

Ah, mas a Nokia não acabou? Não. A empresa finlandesa HMD Global comprou os direitos de usar a marca Nokia para dispositivos móveis, e eles vendem smartphones Android e feature phones — alguns até com WhatsApp! Lembrando que a Nokia, a original, tem forte atuação na área de telecomunicações, sobretudo no desenvolvimento de 5G.

Bem, a equipe de comunicação da HMD Global nos respondeu dizendo que eles não conheciam a música da dupla Jorge & Mateus, mas que ouviram e a acharam divertida. Sobre a nostalgia da marca, disseram que “nós sabemos que a Nokia é muito amada no Brasil, e estamos entusiasmados com isso”.

Mas e aí? Se sabem disso, quando é que teremos produtos Nokia de volta no Brasil? “Por enquanto, não temos planos para compartilhar sobre nossa presença no Brasil, mas os manteremos atualizados e avisaremos assim que tivermos novidades.”

Então, só nos resta continuarmos a ver vídeos da Nokia lançando smartphones ou feature phones e sendo feliz, enquanto ficamos chupando dedo à espera da reestreia da marca no país. Até rimou.

Sair da versão mobile