Não curto muito sertanejo, mas gosto sempre de saber o que está rolando no gênero que, goste ou não, é o mais popular do Brasil. Então, recentemente, estava de saco cheio das minhas playlists e decidi dar uma chance para a playlist “Top 50 Brazil” do Spotify que reúne o que está sendo mais tocado no país.

Para minha surpresa, uma das faixas mais executadas na plataforma é “Tijolão”, da dupla Jorge & Mateus. E, sim, este é o tijolão que você, que é um pouco mais velho, está pensando: o icônico celular da Nokia que já foi usado no arrombamento de portas e cuja bateria durava dias, muito diferente dos nossos aparelhos da atualidade.

Meme de um policial tentando arrombar uma porta com um NokiaCrédito: KnowYourMeme

A música, composta por Larissa Ferreira, Diego Silveira e Rafael Borges, é um sertanejo com forte influência da bachata, ritmo latino que se originou no bolero. Como é um pouco comum no gênero, uma pessoa está sofrendo. E este sofrimento, em parte, ocorre devido às postagens feitas pela pessoa amada.

Para não restar dúvida, aqui vai o refrão da música:

Eu vou trocar meu celular num Nokia tijolão
Que só manda mensagem e faz ligação
Se eu ver mais um vídeo seu, sem eu, sendo feliz
Certeza que a minha vida vai tá por um triz
Me mata não! Essa internet virou arma na sua mão

Em vez de bloquear, a pessoa quer tomar a medida drástica de trocar um smartphone por um feature phone. Assim, ela evitaria ver as publicações dessa pessoa cuja internet “virou arma na sua mão”. Poético, né?

Arte da música "Tijiolão" no tocador do Spotify

Após ouvir a música, que eu achei simpática, resolvi perguntar para a Nokia se eles sabiam da existência da música “Tijolão” e sobre a nostalgia que a marca ainda representa no imaginário brasileiro.

Ah, mas a Nokia não acabou? Não. A empresa finlandesa HMD Global comprou os direitos de usar a marca Nokia para dispositivos móveis, e eles vendem smartphones Android e feature phones — alguns até com WhatsApp! Lembrando que a Nokia, a original, tem forte atuação na área de telecomunicações, sobretudo no desenvolvimento de 5G.

Bem, a equipe de comunicação da HMD Global nos respondeu dizendo que eles não conheciam a música da dupla Jorge & Mateus, mas que ouviram e a acharam divertida. Sobre a nostalgia da marca, disseram que “nós sabemos que a Nokia é muito amada no Brasil, e estamos entusiasmados com isso”.

Mas e aí? Se sabem disso, quando é que teremos produtos Nokia de volta no Brasil? “Por enquanto, não temos planos para compartilhar sobre nossa presença no Brasil, mas os manteremos atualizados e avisaremos assim que tivermos novidades.”

Então, só nos resta continuarmos a ver vídeos da Nokia lançando smartphones ou feature phones e sendo feliz, enquanto ficamos chupando dedo à espera da reestreia da marca no país. Até rimou.