Pouco a pouco, o design de smartphones tem influenciado o de laptops, com o uso de recursos como telas sensíveis ao toque, leitores de impressão digital embutidos, câmeras de escaneamento facial e muito mais. Então, naturalmente, depois que o notch se tornou um dos recursos mais discutidos (e muitas vezes criticados) nos telefones em 2018, a Asus foi e colocou um em seu novo ZenBook S13.

A diferença desta vez é que, em vez de cortar a tela do laptop, o entalhe do Zenbook S13 é, na verdade, uma pequena saliência na parte superior do notebook, feita para comportar sua webcam. Pode parecer uma decisão estranha, mas era isso ou colocar a webcam por na parte de baixo da tela, em uma posição em que ela ficaria olhando diretamente para as suas narinas. No fim das contas, foi uma decisão bastante pragmática.

• Provavelmente é assim que o Galaxy S10 vai evitar o notch na tela

Há mais um benefício: além de oferecer espaço extra para acomodar a webcam, ele permite que a Asus crie uma tela de 13,9 polegadas com molduras absolutamente minúsculas, dando ao S13 uma proporção entre tela e corpo de 97%. Quando você compara esse número com outros laptops quase sem bordas, como o Huawei Matebook X Pro, o Zenbook S13 quase faz com que a relação tela-corpo de 91% do concorrente não pareça grande coisa. Até mesmo telefones sem notch e com bordas mínimas, como o Oppo Find X, tem proporções de 94%.

Claro, se você der uma olhada mais de perto no Zenbook S13, verá que a Asus está dando uma trapaceada de leve. Como o S13 possui uma dobradiça que permite que uma pequena seção do seu chamado monitor NanoEdge fique atrás do teclado quando ele está aberto, parece que a empresa está tomando a liberdade de não contar a parte escondida nos tamanhos totais da tela.

Quanto aos seus componentes, o Zenbook S13 parece muito bem equipado, com a escolha de processadores quad-core Intel i5 ou i7 de oitava geração, até 16GB de RAM e 1TB de armazenamento SSD, suporte para portas USB tipo A e tipo C, placa de vídeo Nvidia MX 150 opcional e um leitor de impressões digitais incorporado no touchpad.

Acompanhe nossa cobertura da CES 2019

Dito isso, as especificações do Zenbook S13 são bastante fortes na comparação com o Matebook X Pro da Huawei, que era um dos nossos laptops favoritos de 2018. A única coisa em que ele fica para trás é na tela, pois tem uma resolução menor que os 3000 x 2000 do Matebook.

Ah, e se por algum motivo você simplesmente não aceita a saliência na parte de cima da tela, não se preocupe, porque a Asus também fez o Zenbook 14 UX431, que oferece essencialmente as mesmas especificações em um chassi um pouco maior, e, em vez de entalhe para webcam, tem um touchpad que se transforma em um teclado numérico.

O Zenbook 13S e o Zenbook 14 UX431 começam a ser vendidos no início deste ano — o UX431 tem preços a partir de US$ 750. Infelizmente, a Asus não disse o que o Zenbook S13 vai custar, mas esperamos saber mais até o final desta semana.