Nova tempestade tropical obriga NASA a adiar decolagem da Artemis 1
A NASA decidiu adiar (mais uma vez) a terceira tentativa de lançamento da missão lunar Artemis 1. Assim como da última vez, o novo atraso é motivado pela passagem de uma nova tempestade tropical pelos EUA – e que tem potencial para evoluir para um furacão.
A previsão é que a tempestade atinja o estado americano da Flórida já nesta quinta-feira (10), mas é esperado que ela comece a perder força já no dia seguinte.
Desde o início desta semana, a agência espacial vem monitorando as condições meteorológicas. Em contrapartida, funcionários do Centro Espacial Kennedy adotaram uma série de procedimentos preventivos para se preparar para a chegada da nova tempestade.
Na última sexta-feira (4), o foguete da Artemis 1 tinha chegado à rampa de lançamento, com uma previsão de decolagem para o dia 14 de novembro. Agora, a NASA trabalha inicialmente com a opção de lançar na madrugada do próximo dia 16 de novembro.
O ajuste na data foi feito para acomodar no cronograma o retorno seguro dos funcionários ao trabalho, bem como as inspeções de segurança no foguete após a passagem da tempestade.
Com base nas previsões meteorológicas, a NASA optou por não mover o foguete lunar, mantendo-o na própria plataforma de lançamento. A agência explica que a estrutura tem capacidade para suportar chuvas fortes e ventos de até 138 km/h, e que as previsões para o Nicole estão abaixo desse limite.
Por precaução, o foguete SLS e a espaçonave Orion foram desligados. Além disso, as escotilhas na nave foram seladas para evitar a entrada de água.
Caso não ocorra nenhum outro revés, a decolagem está prevista para ocorrer em um período de até duas horas a partir das 03h04 (horário de Brasília). Neste caso, o retorno à Terra da Orion seria no dia 11 de dezembro.
Se necessário, a NASA também trabalha com a opção de lançar o foguete no sábado, dia 19 de novembro.