Novidade no TikTok: inteligência artificial cria a imagem para você

Inteligência artificial do TikTok cria imagens a partir de palavras dos usuários. Veja como fazer
Novidade no TikTok: inteligência artificial cria a imagem para você
Imagem: TikTok/Reprodução

Um novo recurso do TikTok usa inteligência artificial para criar imagens a partir de textos dos usuários. O efeito, nomeado como “AI Greenscreen”, pode ser acessado através da tela da câmera no app e já está disponível. 

Funciona da seguinte forma: o usuário seleciona o efeito e escreve na tela o que quer ilustrar, como “arco íris sobre vulcão em erupção”. A partir do que foi escrito, a inteligência artificial fabrica uma imagem da cena. 

O diferencial, contudo, é que faz isso usando de formas abstratas, e não realistas, como já fazem bots como DALL-E 2, da Open AI, e Imagen, do Google. É, sim, possível que o TikTok tenha limitado o modelo de forma intencional, para evitar que o mecanismo criasse imagens violentas ou de nudez, por exemplo.

Ao selecionar o efeito, o app sugere uma série de prompts como “mergulho em um oceano roxo” e “vila oculta nas montanhas”. Ao incluir comandos de nudez ou palavras que remetem à violência, o modelo produz imagens abstratas com cores e temas incapazes de justificar a censura do vídeo, por exemplo. 

Imagem: TechCrunch/Reprodução

Testamos 

O recurso de inteligência artificial já está disponível aos usuários do TikTok no Brasil. Testamos por aqui e parece funcionar muito bem: basta acessar a aba “Efeitos” e depois “Novos”, que o AI Greenscreen (com esse mesmo nome) estará lá, em primeiro lugar. 

Ao selecionar, ele abre um box de perguntas para que o criador escreva que imagem quer gerar com a inteligência artificial. Demora menos de 10 segundos para as formas abstratas ficarem prontas. 

Na gringa, criadores de conteúdo já criaram uma trend para o efeito. Eles inserem o próprio nome no gerador de inteligência artificial para ver como é a sua “estética”. Em outra trend, usuários incluem o aniversário. Há, ainda, os que procuram partes específicas do corpo – sem sucesso por causa dos filtros de nudez. 

Assine a newsletter do Giz Brasil

Julia Possa

Julia Possa

Jornalista e mestre em Linguística. Antes trabalhei no Poder360, A Referência e em jornais e emissoras de TV no interior do RS. Curiosa, gosto de falar sobre o lado político das coisas - em especial da tecnologia e cultura. Me acompanhe no Twitter: @juliamzps

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas