Em um post feito no Facebook, o gerente de data center da empresa, Vincent Van Son, anunciou que o novo data center em Iowa será alimentado apenas por energia eólica captada em um parque próximo. É isso mesmo: nossa fome insaciável por validação online vai indiretamente ajudar a apoiar a energia sustentável.

O quarto data center do Facebook – que vai se juntar aos seus antecessores super-sustentáveis em Oregon e na Suécia – está sendo construído em Altoona, Iowa, nos Estados Unidos. O parque eólico que ele usará fica a cerca de 110 quilômetros ao norte. O parque em si vai contribuir com 128 MW de potência para o data center. A instalação deve abrir em 2015.

O Facebook não está sozinho na busca por formas sustentáveis de alimentar seus data centers enormes, e Googe e Microsoft também exploram projetos semelhantes (a Wired chama isso de “corrida armamentista”). E não há nada de errado com um pouco de rivalidade – especialmente com uma tecnologia que vai beneficiar o mundo inteiro. [WiredFacebook]

original (1)

original (20) original (21)