Com as mudanças climáticas no horizonte e o aumento do uso de agrotóxicos em lavouras, é um desafio comer frutas e vegetais que estejam totalmente livres de poluentes e produtos químicos. Mas uma nova solução tecnológica promete facilitar o trabalho na hora de lavar os alimentos.

Batizado de PureGo PD100, o gadget da empresa Asus nada mais é do que um sensor que detecta pesticidas e outros poluentes nocivos na água. A Asus promete que o produto consegue detectar cerca de 70% de agrotóxicos utilizados nos Estados Unidos, por meio do uso de algoritmos dinâmicos e uma tecnologia de detecção óptica.

Funciona assim

Primeiro, o usuário precisa limpar a sujeira das frutas e vegetais. Em seguida, os alimentos devem ser imersos em um recipiente com água limpa durante 2 ou 3 minutos para que os pesticidas se dissolvam.

Em seguida, o PureGo é colocado no recipiente, enquanto a água corrente lava os produtos químicos. Quando o indicador na forma de anel fica “verde”, significa que a qualidade da água de lavagem está próxima de um nível livre de poluentes.

O gadget é um pouco maior que uma laranja, tem autonomia de 6 horas de bateria e conectividade Bluetooth 5.0, podendo ser utilizado sozinho ou em paralelo com dispositivos Android e iOS.

O aplicativo para celular possui funções extras, como informações de lavagem em tempo real, notificações de lavagem e lembretes de calibração do dispositivo.

Novo gadget da Asus te avisa se frutas e verduras estão bem lavadas
Imagem: Asus/Reprodução

Apesar de ser um aliado na cozinha, o dispositivo não é perfeito. Alguns alimentos como espinafre, morango, e cogumelos, por exemplo, liberam compostos fitoquímicos e esporos vegetais durante a lavagem, o que pode afetar a análise do PureGo.

O aparelhinho da Asus custa US$ 199,99, cerca de R$ 1.100 na cotação atual do dólar, e inclui uma base de carregamento sem fio.

Por enquanto, é vendido apenas nos Estados Unidos e Canadá. Ainda não há informações sobre a comercialização do dispositivo em outros mercados internacionais.