Todos os detalhes do programa de recompensas do Nubank

O Nubank tem programa de recompensas, o Nubank Rewards. Compensa? Conheça todos os detalhes sobre a opção oferecida aos clientes do cartão de crédito.
Cristina Junqueira, co-fundadora do Nubank, apresentando o Rewards
Cristina Junqueira. Crédito: Alessandro Junior/Gizmodo

O Nubank anunciou nesta terça-feira (1) que o seu programa de recompensas, o Rewards, estará disponível para todos os clientes. Em um evento realizado em São Paulo, Cristina Junqueira, co-fundadora do Nubank, explicou quais são os objetivos da startup com a novidade e quais são as vantagens para o cliente.

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De cara, ela já deu o recado: se trata de uma solução para as pessoas que gastam mais no cartão de crédito. Segundo a executiva, a transparência é um pilar que não pode ser derrubado na companhia.

O Nubank Rewards oferece pontos que são acumulados de acordo com o valor das compras; com eles, o consumidor paga diárias em hotéis, passagens aéreas, corridas no Uber, compras na Amazon.com.br e mensalidades em Spotify e Netflix.

Só que, para participar, se perde uma das maiores vantagens do cartão: é preciso pagar uma anuidade de R$ 190 à vista, ou 12x de R$ 19,00 (R$228/ano) – os primeiros 30 dias são gratuitos, e a adesão é completamente opcional; quem não participar do Nubank Rewards continua sem pagar a anuidade.

O programa funciona assim: para cada R$ 1 em compras, o usuário receberá 1 ponto. O saldo de pontos é exibido na tela principal do aplicativo e atualizado em tempo real, sempre que o usuário faz uma nova transação com o cartão. Além disso, os pontos ganhos não têm data para expirar.

Como o programa de fidelidade foi totalmente desenvolvido pela empresa, a troca dos pontos não dependerá do acesso a um serviço de terceiros. O termo utilizado para o resgate dos pontos no Nubank é “apagar” – você simplesmente deleta um item da sua fatura.

Na conversão para dinheiro, cada ponto vale pelo menos R$ 1, e o valor é diferente para parceiros e para a compra de passagens aéreas ou gastos com a MaxMilhas.

Quanto custa?

Para aderir ao Nubank Rewards é preciso pagar R$ 190 à vista, ou 12x de R$ 19,00 (R$228/ano).

Tabela de conversão atual

• Para passagens aéreas ou gastos com a MaxMilhas, cada 80 pontos apagam R$1 gasto com bilhetes aéreos (compradas em qualquer data, horário e companhia);

• Para restaurantes, hospedagem ou serviços parceiros do Rewards, cada 100 pontos acumulados apagam R$1 real em compras.

Quais são os parceiros

Esses são os produtos e serviços que você pode usar e então apagar com a NuConta, seguindo a tabela acima:

• iFood
• Netflix
• Uber
• Amazon.com.br
• AMARO
• Cabify
• Nike
• Ingresso Rápido
• Rappi
• Evino
• Microsoft e Xbox
• MaxMilhas
• Ingresso.com
• PetLove
• LivUP
• Airbnb
• Ponto Frio
• Hotel Urbano
• Spotify, Deezer e Apple Music (mensalidade de streaming de música)

Nubank Rewards vale a pena?

O Nubank diz que o gasto mínimo mensal para o programa de fidelidade valer a pena para o cliente é de R$ 1.600, mas isso leva em consideração a pontuação que envolve a compra de passagens aéreas e MaxMilhas. Para ficar no zero a zero, é recomendável gastar R$ 1.900 por mês, caso você faça a adesão à vista do Rewards (que custa R$ 190). Caso você opte por pagar 12 vezes de R$ 19,00 (R$228/ano), a recomendação é gastar pelo menos R$ 2.280.

Antes, o site da companhia oferecia uma ferramenta de simulação com a sua média de gasto mensal para visualizar o que seria possível “apagar” de sua fatura. Essa função, no entanto, já não está mais disponível.

Para você ter uma ideia, tente olhar em sua fatura quais dos serviços citados acima você faz uso recorrente e veja se o seu gasto é compatível. A cada R$ 100 em compras, você pode apagar R$ 1. A exceção é para passagens aéreas e MaxMilhas: a cada R$ 80 em compras, você pode apagar R$ 1,00.

Gastando R$ 1.690 por mês, você conseguiria apagar a assinatura do Spotify, que custa R$ 16,90. Caso a fatura chegue a R$ 3.000, você poderia apagar uma compra na Amazon.com.br de R$ 30 ou uma corrida no Uber do mesmo valor. A conversão é bem direta.

Os usuários do Rewards que juntarem 3 mil pontos (gastando R$ 3 mil) vão receber o novo cartão de crédito, com visual diferente, tecnologia contactless e suporte da função débito.

Existem duas características atrativas na solução da empresa: os pontos de compras parceladas são recebidos de uma só vez, e é possível “apagar” itens de faturas passadas, recebendo um crédito da sua próxima fatura – funciona apenas a partir do momento em que você adere ao programa. Portanto, se você não tiver a pontuação necessária para comprar uma passagem aérea, ainda pode “apagá-la” meses depois, quando alcançar o objetivo.

“Fizemos muita pesquisa com o cliente para saber o que eles queriam em um programa de pesquisas. O maior desejo são as viagens. Mas há uma grande frustração, por limitações dos programas existentes. Com o desenho que a gente fez, o cliente pode comprar o voo que ele quiser, do jeito que ele quiser e, depois de fazer a compra da passagem, usa os pontos para apagar a conta do cartão. Você que decide quando usar os seus pontos”, comentou a executiva.

Aplicativo mostra benefícios do Nubank RewardsImagem: Nubank

O Nubank Rewards pode realmente valer a pena se você gasta bastante no cartão de crédito. Inclusive, esse era o objetivo da fintech com o programa: atrair os clientes que gastam mais e fazer aqueles que possuem mais de um cartão migrar suas despesas.

O Nubank anunciou também que, a partir de 2019, os usuários do Rewards poderão converter seus pontos para milhas Smiles. A taxa de conversão ainda não foi revelada, mas a transferência estará disponível no primeiro trimestre de 2019.

“Para chegar ao público que gasta mais, precisávamos de alguma solução de pontos. Para fazer algo igual ao mercado, não seria necessário. Quando começamos a pensar nisso, queríamos resolver os problemas desse mercado de pontos [pontos expirando, conversão de dólar]”, disse Cristina.

Recentemente, o Nubank passou a emitir cartões Gold, enquanto os primeiros clientes receberam um cartão Platinum. A empresa garante que não existe diferença nenhuma entre as duas classes e que a tabela de conversão é igual para todos. Eles ressaltam ainda que valor da anuidade, juros, IOF e outros encargos não contam pontos.

Por enquanto, não existem planos para oferecer modalidades de resgate parcial da pontuação, eliminando parte das despesas, nem cashback. A expectativa do Nubank é que, com mais gente aderindo ao programa, parcerias melhores poderão ser negociadas, para entregar uma conversão melhor de pontos.

Cristina também comentou sobre as recorrentes reclamações sobre pedidos de aumento de limite negados. Esse é um fator importante para os clientes que querem participar do Nubank Rewards, mas não possuem um limite atraente para fazer o programa valer a pena.

Segundo a executiva, “mais da metade das pessoas que pedem aumento de limite recebe o aumento”, e existe uma expectativa de que, com o programa de fidelidade, “a avaliação do aumento do limite possa ser calibrada de forma mais precisa”.

Este artigo foi atualizado em 24 de janeiro de 2019 para adicionar as novidades do Nubank Rewards.

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