Numeração única e QR Code: veja as novidades do novo RG
O presidente Bolsonaro sancionou em 23 de fevereiro a criação de um novo documento RG. A medida pretende eliminar a necessidade de que cidadãos brasileiros tenham uma série de documentos diferentes, diminuindo a necessidade de documentos físicos.
Com a nova versão, será possível consultar todas as informações presentes no documento em uma cópia autenticada através de um QR Code presente no novo RG. Uma das coisas mais interessantes desta nova modalidade do documento é que o código QR pode ser verificado mesmo se o smartphone do usuário não tiver acesso à internet.
O documento terá apenas uma única numeração e, neste caso, o único documento a ser considerado será o número do CPF. Espera-se que isso ajude a diminuir a incidência de fraudes e também facilite a vida dos brasileiros, eliminando a necessidade de memorização de números de uma série. Outra possibilidade é a inclusão do nome social no documento.
Além da numeração única, o CPF, poderão ser incluídos no RG o número do NIS, o número da Carteira de Trabalho, da carteira de Habilitação e do cartão do SUS.
Uma das principais novidades do novo RG é que ele também poderá ser utilizado como documento de viagem, porque estará adequado a uma padrão internacional, além de possuir o código “Machine Readable Zone” (MRZ), que também pode ser encontrado nos passaportes.
O documento terá validade por 10 anos e o prazo para atualizar o atual para o novo RG vai até o dia 3 de março de 2023. Mas não se preocupe: segundo Instituto de Identificação da Polícia Civil do Distrito Federal, não há razão para que as pessoas corram até os postos para realizarem a atualização, uma vez que o atual RG ainda terá validade de dez anos.