Os gráficos integrados estão ficando cada vez melhores, mas se você realmente quer jogar no laptop, nada ganha de chips dedicados. A nova linha de chips GTX da Nvidia promete o melhor desempenho, e também diz consumir menos energia.

A Nvidia anunciou quatro novos modelos da família GTX: 880M e 870M no topo, baseadas na arquitetura Kepler; e 860M e 850M na parte inferior, com a nova arquitetura Maxwell.

São os modelos mais baratos que tiveram maior avanço em desempenho: os chips 860M e 850M têm, respectivamente, potência 60% e 50% melhor em relação aos modelos 700M do ano passado. É que a nova arquitetura divide os núcleos CUDA em sub-blocos, e pode aproveitá-los melhor.

Enquanto isso, os chips 870M e 880M prometem avanço de 30% e 15% no desempenho. Mas isso é o suficiente para rodar jogos como Call of Duty: Ghosts e Metro: Last Light em 1080p no Ultra.

nvidia 800m

Mas todos os quatro chips oferecem mais do que apenas melhorias gráficas. A nova linha GTX traz mais funcionalidades do Nvidia Geforce Experience para laptops. Já era possível usar as configurações automáticas para cada jogo; mas com os chips GTX, você poderá usar o “Shadowplay” para gravar jogos – e definir tempo, tamanho e qualidade do vídeo.

E a nova linha 800M traz ao Geforce Experience algo chamado de Battery Boost. Isto permite que você escolha configurações menos intensas para todos os seus jogos favoritos; quando você tirar o laptop do carregador, a configuração é aplicada automaticamente. A Nvidia diz que isso pode até dobrar a duração da bateria – mas é você quem decide a qualidade do jogo.

A nova linha já vai aparecer em alguns laptops, incluindo o Razer Blade 2014, e em modelos da MSI e da brasileira Avell – confira a lista completa no link a seguir. Se você quer um laptop com chip gráfico razoável, que aguente rodar jogos – ou até mesmo um laptop para gamers – há novas opções no mercado. [Nvidia]