Nvidia fornece hardware para 5 novos supercomputadores da Petrobras
A Petrobras está apostando no hardware da empresa Nvidia para equipar cinco novos supercomputadores fabricados pela chinesa Lenovo, que venceu o processo licitatório. Os equipamentos receberão um conjunto de Unidades de Processamento Gráfico de alta performance para auxiliar nas operações da companhia.
A estatal adquiriu, no total, 2.106 GPUs H100, da família Hopper, com 80 GB. Os componentes são fundamentais para a atuação da empresa, que pretende utilizar os novos computadores para processamento de dados sísmicos e geração de mapas tridimensionais do subsolo.
“A aquisição de novos supercomputadores tem enorme importância estratégica para a Petrobras, pois mantém a empresa na vanguarda tecnológica do setor de óleo e gás, em relação ao imageamento sísmico em subsuperfície“, declarou Sylvia Anjos, diretora de Exploração e Produção da Petrobras.
Dispositivos da Nvidia funcionarão na Petrobras em 2025
As novas supermáquinas começarão a ser montadas em breve, mas a previsão é de que comecem a operar apenas em 2025. Segundo as informações divulgadas, os equipamentos do parque tecnológico da Petrobras formarão o maior supercomputador da América Latina. E ocupará um espaço de cinquenta metros de comprimento e peso de 50 toneladas.
Embora alto desempenho seja essencial, a Petrobras também está preocupada com os impactos do supercomputador no meio ambiente. Por este motivo, montará um computador com alta eficiência energética e com baixa pegada de carbono. A H100 é parte fundamental destas aspirações, já que faz parte de uma série de GPUs com foco em sustentabilidade.
A Nvidia, que desde sua fundação era bastante respeitada no mercado de placas de vídeo de alto desempenho e popular entre o público gamer, foi uma das principais beneficiadas pelo boom da inteligência artificial. A empresa domina o mercado de GPUs de alto desempenho para data centers e fornece componentes para as principais empresas de tecnologia do mundo.
NVIDIA anuncia “Marvel Rivals” e “Frag Punk” com nova tecnologia Reflex
Nvidia transforma NPCs de jogos da Ubisoft em chatbots com IA
O posicionamento central da empresa neste mercado ocasionou um salto exorbitante em seu valor de mercado. Neste ano, a Nvidia chegou a liderar, mesmo que por um breve período, a lista das organizações mais valiosas do mundo, à frente de gigantes como Apple e Microsoft.
Por fim, além de fornecer componentes para datacenters de IA, a empresa também tem um negócio sólido negócio de fornecimento de hardware para supercomputadores.