Chega! A HBO Max já ouviu você (e todo mundo) reclamar no Twitter sobre como “o aplicativo parece ter sido feito como se eles estivessem bravos com você por utilizá-lo“, que ele responde a questão sobre “como seria se os desenvolvedores de um app odiassem os clientes?”. Eles sabem que o serviço sempre dá pau quando você tenta acelerar 15 segundos ou que a recomendação via algoritmo deles é quase inexistente. Eles te ouviram. E que saber? Você está ferindo os sentimentos da HBO Max, OK?
Em uma entrevista à Vulture um executivo sênior anônimo da Warner Media disse que foi “super doloroso” aguentar todas as piadas feitas com a plataforma na internet.
Ele quase faz você se sentir culpado por odiar um aplicativo que, apesar de ter os melhores conteúdos, tem falhas de design tão graves que quase não pode ser usado. “Nós sabemos de todos os bugs”, disse o executivo.”Não somos cegos”.
De acordo com fontes internas da HBO, que só aceitaram falar sob a condição de anonimato, as falhas se devem ao fato de o aplicativo da HBO Max ter sido criado sobre os restos dos aplicativos da HBO Go e HBO Now (que já eram ruins).
Enquanto competidores como Netflix e Hulu desenvolveram do zero, a HBO já tinha criou o aplicativo, inicialmente, para poder passar Game of Thrones. Nesse contexto, os problemas de UX foram ignorados pelos engenheiros para que o aplicativo pudesse aguentar as centenas de milhares de pessoas que entrariam para assistir os dragões no domingo à noite.
Mas, quem liga para o que deu errado no passado? O aplicativo é uma bagunça hoje. O que eles farão daqui para frente?
De acordo com um executivo anônimo que falou com a Vulture, a HBO está trabalhando em uma grande atualização do aplicativo. “Nós vamos atualizar todos os aplicativos conectados à TV nos próximos quatro ou cinco meses”, prometeu. As mudanças deverão chegar primeiro para a Roku e para o PlayStation. Já os clientes da Apple TV terão que esperar o final do ano, enquanto o resto dos clientes só deverão ver atualizações em 2022.
A HBO Max tem um dos melhores catálogos dos streamings. Não por acaso, eles têm uma receita operacional estimada em US$ 2,3 bilhões. Mas nada disso justifica ter que esperar mais cinco meses para ter uma atualização decente.
É muito triste ver um aplicativo ruim afastando pessoas de um dos melhores catálogos de streaming da atualidade. Diferente do aplicativo lento, os engenheiros da HBO deveriam ser rápidos em trazer melhorias — ou eles correm o risco de perder clientes.