O maior de todos os tempos: Minecraft atinge 300 milhões de cópias vendidas
A Mojang Studios anunciou que Minecraft atingiu a marca de 300 milhões de cópias vendidas. Este número mantém o jogo de maneira absoluta no topo da lista de mais vendidos da história, à frente de outros nomes populares como “GTA V”, da Rockstar, e o clássico Tetris, que já passou por quase todas as plataformas de games.
O anúncio acontece às vésperas do aniversário de 15 anos do jogo, que é popular, principalmente, em crianças e adolescentes. Mas também mantém uma parcela fiel do público jovem e adulto. O título é baseado em blocos permitem que os players possam criar qualquer coisa que esteja ao alcance de sua imaginação.
“Universo inteiro” no Minecraft
No ano passado, um youtuber ficou famoso por gastar longas horas construindo o “universo inteiro”. Na verdade, por motivos óbvios, o projeto não reproduz o universo em sua totalidade. Mas oferece uma boa amostra do que as ferramentas do jogo combinadas com uma boa imaginação podem criar.
O projeto foi revelado inicialmente em 2009, mas seu lançamento oficial ocorreu apenas em 2011 para Windows, macOS, Linux e algumas plataformas móveis. Posteriormente, o título também fez sua estreia nos consoles. Isso alavancou consideravelmente suas vendas e o ajudou a se consolidar como o fenômeno de hoje.
Mesmo em 2023, após 14 anos de lançamento, o título conta com um alto número de jogadores ativo. Ele figura frequentemente na lista de jogos mais vendidos de várias plataformas diferentes.
Alguns países utilizam o potencial criativo de Minecraft para utilizá-lo como ferramenta educacional para alunos do ensino básico. Regiões da Austrália e Reino Unido já utilizam o game como parte do plano de ensino para gerar conhecimentos sobre cidades sustentáveis e ajudar no desenvolvimento de soluções para resolver problemas modernos das metrópoles.