O mistério do novo jogo que roda melhor no 1º PlayStation do que no PS5
Quase 23 anos após seu lançamento, o game de RPG “Chrono Cross” foi atualizado e relançado para consoles modernos. Só tem um problema: o jogo clássico roda melhor no antigo PS1 do que a nova versão no PS5.
Segundo os analistas do canal do YouTube “Digital Foundry”, o novo remaster batizado “Chrono Cross: The Radical Dreamers Edition”, da japonesa Square Enix, apresenta um desempenho inferior ao jogo original. Enquanto no PS1 as cenas já rodavam em 30 frames por segundo (fps), no PS5 essa taxa cai para 20, 15 ou mesmo 10 fps em algumas cenas mais exigentes.
O canal ressalta que no primeiro PlayStation a taxa de quadros também era flutuante, porém, “é preocupante que uma remasterização a correr em consoles modernos acabe atingindo níveis mais baixos [de fps]”. Como o jogo não está disponível em 4K (apenas em até 1080p) é de se estranhar que exista um problema de taxa de quadros em efeitos visuais sofisticados.
A suspeita levantada é que o jogo não tenha passado por uma remasterização, mas apenas seja um jogo do PS1 emulado para novos consoles — sem que o desenvolvedora tenha refeito o game do zero para sistemas modernos.
Abaixo é possível ver o vídeo com a análise do canal “Digital Foundry”, incluindo cenas comparativas entre as duas versões do jogo.
“Chrono Cross: The Radical Dreamers Edition” está disponível para Nintendo Switch, PlayStation 4, Xbox One e Steam. O jogo roda no PS5, porém alguns recursos disponíveis no PS4 podem não funcionar.
Segundo a desenvolvedora, o jogo inclui novos recursos, como modelos 3D convertidos para HD, música de fundo de alta qualidade e recursos de aprimoramento de batalha. Acredita-se que o problema da taxa de quadros pode ser corrigido pela Square Enix no futuro, por meio de atualizações.
O jogo original “Chrono Cross” ainda pode ser adquirido no site da Amazon (link do game), assim como uma recriação do PlayStation clássico (disponível aqui).