O que esperar de “Hackney Diamonds”, 1º álbum dos Rolling Stones em 18 anos
Após 18 anos, os Rolling Stones, a maior banda de rock do mundo em atividade, anunciaram seu novo álbum de estúdio, “Hackney Diamonds” — o seu 24º álbum de inéditas.
Uma das faixas do álbum, “Angry”, ganhou um clipe. Você pode assistir abaixo.
Tecnicamente, os Rolling Stones lançaram o álbum “Blues & Lonesome” em 2016, mas apenas com covers de blues antigos. Portanto, o último álbum de inéditas da banda é “A Bigger Bang”, de 2005. Muitos brasileiros se lembram da turnê desse disco devido ao show gratuito na praia de Copacabana, que bateu o recorde de maior público da época.
Agora, passados 18 anos e após a morte de Charile Watts, o trio Mick Jagger, Keith Richards e Ronnie Wood revelou tudo sobre “Hackney Diamonds” em uma live nesta quarta-feira (6). A transmissão da live coincide com a data de lançamento do último álbum, “A Bigger Bang”, e foi apresentada por Jimmy Fallon, famoso host de talk show dos EUA.
“Hackney Diamonds”: entenda o título
O nome do novo álbum dos Rolling Stones é uma gíria comum na capital inglesa. “Hackney Diamonds” significa “vidros quebrados”, especificamente de lojas e carros como resultado de roubos.
A new Stones era
Worldwide September 6th
Join at https://t.co/09XIP65sXt
💎♪#hackneydiamonds pic.twitter.com/uV6xOXKDig— The Rolling Stones (@RollingStones) September 1, 2023
No dia 22 de agosto, um anúncio sobre uma empresa de vidros fictícia chamada Hackney Diamonds apareceu no jornal Hackney Gazzette. O anúncio entrega várias referências aos Rolling Stones, como o ano de criação da empresa, em 1962, mesmo da formação dos Stones.
O texto do anúncio diz: “Nossa equipe amigável lhe garante satisfação”, em alusão à canção “Satisfaction”, de 1965, e segue com: “quando você pedir por abrigo, nós consertaremos as suas janelas quebradas” — uma referência a duas canções: “Gimme Shelter” e “Shattered”
O anúncio também inclui um número de telefone que, de acordo com o The Guardian, conta com uma resposta automática: “bem-vindo à Hackney Diamonds, especialista em conserto de vidros. Não fique com raiva, conserte. Inauguração no início de setembro, na Rua Mare, E8. Registre-se no site hackneydiamonds.com”.
Participação especial em novo álbum
Em 2021, após a morte de Charlie Watts, Mick Jagger, em entrevista ao L.A. Times, afirmou que os Rolling Stones estavam trabalhando em “várias músicas novas”.
Entre essas novas canções, certamente, há algumas com a contribuição do falecido baterista, já que as primeiras sessões do disco aconteceram em 2020.
Além disso, na mesma entrevista, embora relutantes em dar mais detalhes sobre o disco, Keith Richards e Mick Jagger confirmaram que Charlie Watts participou de algumas canções antes de morrer.
Além da contribuição de Watts no novo álbum, o ex-baixista da formação clássica dos Rolling Stones, Bill Wyman, também estará em “Hackney Diamonds”. A participação do baixista, que deixou a banda em 1993, será em uma música que homenageia Charlie Watts.
Portanto, “Hackney Diamonds”, além de ser o primeiro álbum de estúdio dos Rolling Stones em 18 anos, marca o retorno de Bill Wyman com a banda após 34 anos. O último disco com Wyman, “Steel Wheels”, foi lançado em 1989.
Beatles e Stones juntos
Embora o novo álbum dos Rolling Stones não tenha uma participação do ex-guitarrista Mick Taylor – para celebrar a fase mais aclamada da banda –, dois nomes pouco conhecidos, um tal de Paul McCartney e seu parceiro Ringo Starr, gravaram algumas músicas de “Hackney Diamonds”.
De acordo com a Variety, múltiplas fontes confirmam que Paul McCartney gravou alguns baixos para o novo disco e Ringo Starr também participa em algumas canções.
A famosa rivalidade entre Beatles e Stones não tem comparação no mundo da música, mas ambas as bandas sempre mantiveram uma amizade. Aliás, o primeiro hit dos Stones, “I Wanna Be Your Man”, de 1964, é uma composição de Lennon e McCartney cantada por Ringo Starr.
No entanto, são raras as colaborações entre os Beatles e os Stones durante o período em que as bandas coexistiram. A participação de Lennon e McCartney fazendo backing vocals no single “We Love You”, em 1967, e o falecido fundador dos Stones, Brian Jones, tocando sax em “You Know My Name (Look Up the Number)”, faixa lado-b dos Beatles, são exemplos.