Ciência

Chuva de meteoros e Mercúrio dando as caras: confira o céu de janeiro

Depois de meses com diversas observações no céu, janeiro chega com poucos eventos astronômicos; confira quais
Imagem: Luke Stackpoole/ Unsplash/ Reprodução

O começo do ano não traz muitas oportunidades de visualizar eventos astronômicos no céu. No entanto, é possível acompanhar as mudanças de fases da lua. Além disso, você também pode avistar Mercúrio durante a metade do mês.

whatsapp invite banner

Confira abaixo o que acontece no céu de janeiro de 2024.

3 e 4 de janeiro – Chuva de meteoros Quadrantídeos

Logo nos primeiros dias de janeiro uma chuva de meteoros chamada Quadrantídeos aparecerá no céu. Ela costuma acontecer sempre neste período do ano e pode ter uma média de estrelas cadentes acima da normalidade, com até 40 meteoros por hora em seu pico. 

Segundo especialistas, ela é produzida por grãos de poeira deixados para trás por um cometa extinto, conhecido como 2003 EH1, que foi descoberto em 2003. No entanto, essa chuva de meteoros pode ser vista apenas do Hemisfério Norte do planeta. 

Então, se você estiver em algum país dessa região, poderá observar as chamadas estrelas cadentes no céu. Para isso, busque um local escuro, longe das luzes da cidade. 

11 de janeiro – Lua nova

Logo na segunda semana de janeiro, a lua entra na sua fase nova e some no céu. Isso porque ela estará localizada no mesmo lado da Terra que o Sol, de forma que sua face não será visível no céu noturno. 

Em geral, esse é o melhor momento do mês para observar os astros no céu, como galáxias e aglomerados de estrelas, porque não há luz da lua para interferir.

12 de janeiro – Mercúrio em maior elongação ocidental

O planeta Mercúrio atinge a maior elongação ocidental de 23,5 graus em relação ao Sol. Este é o melhor momento para observar Mercúrio, pois estará no ponto mais alto acima do horizonte no céu da manhã. Procure o planeta baixo no céu oriental pouco antes do amanhecer.

25 de janeiro – Lua cheia

Na última semana de janeiro, a lua estará exatamente no lado oposto da Terra em relação ao Sol. Dessa forma, sua face estará completamente iluminada, período conhecido como lua cheia.

O Giz Brasil já deu algumas dicas para garantir bons cliques da Lua aqui, confira. Para acompanhar o calendário astronômico de todos os meses de 2024, veja o guia do Giz Brasil aqui.

Bárbara Giovani

Bárbara Giovani

Jornalista de ciência que também ama música e cinema. Já publicou na Agência Bori e participa do podcast Prato de Ciência.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas