Ciência

Céu de dezembro terá chuva de meteoros e ocultação de estrela gigante

Em dezembro, vale se programar para assistir a duas chuvas de meteoros: Geminídeas e Ursídeos. Veja a lista do Giz Brasil de eventos astronômicos
Imagem: Fernando Rodrigues/ Unsplash/ Reprodução

Para fechar o calendário astronômico de 2023, dezembro chega cheio de eventos. Entre eles, duas chuvas de meteoros que prometem iluminar as noites.

whatsapp invite banner

Abaixo, o Giz Brasil listou os principais fenômenos do mês. Fique de olho nas datas e aproveite para finalizar o ano observando o céu!

4 de dezembro – Mercúrio em maior elongação oriental

No começo de dezembro, o planeta Mercúrio atinge a maior elongação oriental em relação ao Sol. Isso significa que a distância angular entre o planeta e o Sol é máxima. 

Por isso, este é o melhor momento para observar Mercúrio no céu noturno. Ele chegará ao seu ponto mais alto acima do horizonte – procure logo após o pôr do sol.

11 de dezembro – Asteroide cruza Betelgeuse

Aproximadamente às 22h17 da noite de 11 de dezembro, um asteroide irá cruzar o décimo astro mais brilhante do céu noturno, a estrela Betelgeuse. Ela é uma supergigante vermelha que pertence à constelação de Órion.

O asteroide que bloqueará cerca de 94% de sua luz é chamado 319 Leona e tem aproximadamente 60 quilômetros de diâmetro. O fenômeno é raro e, pela intensidade da luz de Betelgeuse, será bem diferente de outras ocultações estelares. 

Geralmente, os diâmetros das estrelas são pequenos quando comparados ao asteroide que corta sua frente. Dessa vez, pelo tamanho da estrela gigante e vermelha, 319 Leona poderá causar algo como um eclipse de Betelgeuse. A olho nu, a estrela piscará algumas vezes.

No entanto, será muito difícil observar o fenômeno do Brasil. Mas se você estiver viajando de férias para algum lugar do Hemisfério Norte (Ásia Central, sul da Europa, Flórida e México), não deixe de olhar para o céu.

12 de dezembro – Lua Nova

Quando o mês de dezembro chega perto de sua metade, a Lua some do céu. Isso acontecerá porque ela estará no mesmo lado da Terra que o Sol, de forma que sua face fica encoberta.

Não esqueça: a Lua Nova é o melhor momento do mês para observar outros astros no céu noturno, uma vez que não há a luz do satélite para ofuscar o restante dos objetos espaciais.

13 e 14 de dezembro – Chuva de meteoros Geminídeas

Consideradas as rainhas das chuvas de meteoros, as Geminídeas são resquícios de um asteroide conhecido como 3200 Faetonte, descoberto em 1982. Sua fama vem da abundância de meteoros que ela oferece: podem ser até 120 por hora durante seu pico.

Como acontece durante a Lua Nova, a chuva de meteoros estará ainda mais visível no céu escuro e, por isso, promete um espetáculo. Não perca!

21 e 22 de dezembro – Chuva de meteoros Ursídeos

Mais singela que as Geminídeas, mas igualmente bela, é a chuva de meteoros Ursídeos. Eles são grãos de poeira deixados pelo cometa Tuttle, descoberto pela primeira vez em 1790. Por hora, a chuva deve produzir algo entre 5 e 10 meteoros.

Mas se você for paciente, poderá ver fenômeno. De acordo com o Seasky, o melhor horário para visualização será pouco depois da meia-noite, sempre em um local escuro.

22 de dezembro – Solstício de verão

O solstício de verão acontece quando o hemisfério Sul da Terra está inclinado em direção ao Sol. Dessa forma, o astro rei fica diretamente sobre o Trópico de Capricórnio. De modo geral, o solstício de verão marca o dia com maior duração em todo o ano, ou seja, há mais horas de luz do que noite.

27 de dezembro – Lua Cheia

Entre as celebrações de Natal e Ano Novo, a Lua volta a ficar do lado oposto da Terra em relação ao Sol. Dessa forma, ela fica completamente iluminada e entra em sua fase cheia. O Giz Brasil já deu algumas dicas para garantir bons cliques da Lua aqui, confira.

Bárbara Giovani

Bárbara Giovani

Jornalista de ciência que também ama música e cinema. Já publicou na Agência Bori e participa do podcast Prato de Ciência.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas