O que esperar do Samsung Galaxy S21 FE 5G?

Sabia que o FE quer dizer "fan edition" (edição do fã)? Veja a seguir nossa impressões e se vale mesmo a pena comprar um Samsung Galaxy S21 FE
Imagem: Divulgação

A redação do Gizmodo Brasil teve a oportunidade de testar o Galaxy S21 FE 5G, smartphone criado seguindo a tendência da Apple com os iPhones SE. Ou seja, dispositivos topo de linha, mas com menor custo, e que inicialmente seria lançado no final de 2021, mas alguns adiamentos jogaram seu lançamento oficial para janeiro do ano passado. Além disso, parte da concepção dele é homenagear os fãs da Samsung, por isso o FE (Fan Edition) no nome do aparelho. Veja a seguir nossa impressões e se vale mesmo a pena comprar um Samsung Galaxy S21 FE.

Visual e construção

Ao tirar o aparelho da caixa, a primeira característica que podemos observar é a aparência, é possível notar que ele é muito semelhante ao S21, com algumas poucas diferenças que demandam um pouquinho mais de tempo para serem percebidos, como por exemplo o módulo de câmera, que é muito parecido com o S21, não fosse pelo fato de ele não ser uma peça metálica separada da parte traseira do dispositivo, no S21 FE 5G, o módulo da câmera é integrado e faz parte do corpo do dispositivo.

Nós testamos o smartphone na cor branca, mas ainda é possível encontrá-lo nas cores verde, preta e violeta. O dispositivo é bem leve e confortável de manusear com seu peso 177 gramas e seus 8mm de espessura. O dispositivo ainda tem certificação IP68 de resistência à água e poeira, na parte dianteira  Gorilla Glass Victus e traseira de plástico. O celular tem um bom acabamento na parte traseira, embora muitos usuários prefiram traseira de vidro em dispositivos premium.

Tela

O dispositivo tem uma tela AMOLED dinâmico 2X de 6,4 polegadas. A Samsung sempre manda bem nas telas dos dispositivos premium e neste não é diferente. A tela entrega uma ótima nitidez, definição e brilho das cores. O leitor biométrico do dispositivo fica logo embaixo da tela.

Desempenho

Como o nome do dispositivo já sugere, ele tem, sim, compatibilidade com a tecnologia 5G. Além disso, o smartphone vem equipado com 6GB de memória RAM e 128GB de armazenamento interno o processador Exynos 2100, fabricado pela própria Samsung e que gera polêmica entre os entusiastas de tecnologia, que questionam se a gigante sul-coreana está mesmo ouvindo os fãs quando escolhem seu próprio processador. O Exynos 2100 perde muito pouco em desempenho se comparado com o Snapdragon 880, da Qualcomm.

Mas a verdade é que usuários que fazem um uso mais básico dificilmente irão forçar o dispositivo até chegarem às limitações decorrentes do hardware. Nesta versão, inclusive, a Samsung corrigiu um problema que muitos proprietários do S21 relataram, e que possivelmente tem a ver com a escolha do processador Exynos, que foi o superaquecimento. Durante o período de testes do aparelho celular, em nenhum momento foi detectado um superaquecimento do dispositivo, mesmo após longos períodos de uso.

No uso mais básico não foi notado nenhum problema de desempenho do aparelho, o dispositivo respondeu bem aos comandos e nos aplicativos mais simples não apresentou lentidão ou travamentos.

No entanto, quando o assunto foram jogos, o desempenho do dispositivo deixou a desejar, principalmente nos mais pesados. Em alguns momentos se tornou praticamente impossível continuar a gameplay, com um excesso absurdo de travamentos. Os problemas aconteceram em Call of Duty Mobile e Genshin Impact. Mesmo sem nenhum aplicativo aberto em segundo plano o dispositivo apresentou muita dificuldade para rodar jogos mais pesados

Câmeras

O dispositivo possui um conjunto com três câmeras, sendo uma câmera ultra-wide de 12MP, uma câmera wide de 12MP e uma câmera teleobjetiva de 8MP. Na prática não há nenhuma diferença para as câmeras presentes no antecessor, o Galaxy S21 FE. Além disso, o dispositivo tem uma câmera frontal de 32MP. As lentes não tiveram uma evolução, mas mesmo assim são ótimas câmeras.

Em ambientes com bastante luz as câmeras sempre produzem imagens de ótima qualidade. Já em ambientes com pouca luz o resultado não é tão satisfatório e, mesmo no modo noturno, as fotos ainda ficam com um pouco de ruído.

Bateria

O Galaxy S22 FE 5G tem bateria de 4.500 mAh e dá para ir até o final do dia tranquilamente sem maiores problemas. Utilizando o dispositivo com o brilho no máximo, rodando alguns jogos e reproduzindo vídeos no YouTube, ele necessitou de uma recarga no período da noite, mas no geral é uma ótima bateria e os usuários não devem ter problemas.

Vale a pena comprar?

A exemplo da Apple, a Samsung não comercializa seus dispositivos com adaptador de tomada e também sem fones de ouvido, no entanto, a empresa sul-coreana garante que o dispositivo ainda receberá três grandes atualizações e deve chegar até o Android 15, então os usuários que adquirirem o smartphone podem ficar despreocupados no quesito atualizações de software.

Já no quesito desempenho… Os usuários mais exigentes e os gamers, certamente, vão pensar duas vezes antes de comprar o dispositivo. Talvez valha a pena esperar mais um pouco e esperar uma versão do Galaxy S21 FE com processador Snapdragon para ver se os problemas de desempenho serão corrigidos.

Outra coisa a se considerar é se não é melhor juntar um pouco mais de dinheiro e adquirir logo um Galaxy S22, com processador Snapdragon. Mas uma coisa que pode pesar a favor é que o lançamento da nova família de dispositivos premium da Samsung deve diminuir um pouco o valor dos S21 FE.

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas