O Facebook divulgou a lista de tópicos mais comentados em 2011. E há uma lista específica para o Brasil. O que podemos adiantar antes de entregar o jogo: o Vasco foi vice de novo, e o recorte da sociedade via Facebook é meio deprê.

Se no mundo o assunto mais comentado foi a morte de Osama Bin Laden, por aqui o prêmio foi para o UFC, o campeonato de lutinha que consagrou vários brasileiros em 2011. Além dele, o esporte foi representado por Vasco (2º), Flamengo (5º), Corinthinas (7º) e Ronaldinho Gaúcho (10º). A morte de Osama aparece em terceiro lugar, seguido da morte de Amy Whinehouse. E ainda há um Exaltasamba surpreedente levando o sexto lugar.

Se a lista não empolga muito pela profundidade dos assuntos, pior são as “10 maiores tendências de status nos EUA”: para se ter uma ideia, os dois primeiros lugares, as duas frases mais compartilhadas, foram “lms” e “tbh”. Quê? “Lms” significa “like my status”, e “tbh” significa “to be honest”. Pessoal, o Facebook não é o Twitter e não há limite de 140 toques — aliás, a rede de Zuckerberg aumentou o limite para 65 mil toques! Vendo essas tendências, só consigo pensar em uma coisa: VDM (ou FML, você escolhe). [Facebook]