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“O Senhor dos Anéis”: direitos dos filmes e games de mudam de mãos; como fica

Ao adquirir os direitos de "Senhor dos Anéis" e do "Hobbit", o Embracer Group terá controle sobre filmes, jogos de videogame e tabuleiro, merchandising, peças e até mesmo parques temáticos das franquias. Entenda o negócio

O Senhor dos Anéis

O negócio deve ser tão vultuoso que não revelaram o valor!

A empresa sueca de jogos Embracer Group adquiriu a Middle-earth Enterprises do The Saul Zaentz Company e é a nova dona do catálogo de propriedade intelectual e direitos mundiais de filmes, videogames, jogos de tabuleiro, merchandising, parques temáticos e produções teatrais da trilogia literária “O Senhor dos Anéis” e “O Hobbit” de JRR Tolkien. 

De acordo com com informações do The Hollywood Reporter, a empresa também possui direitos equivalentes a outras obras literárias relacionadas à Middle-earth pela Tolkien Estate e HarperCollins, “que ainda precisam ser exploradas”, disseram ao divulgar o acordo.

O Embracer comprou os direitos que pertenciam, desde os anos 1970, ao grupo The Saul Zaentz Company, se tornando a nova proprietária da divisão que é conhecida como Middle-Earth Enterprises.

“Estou realmente empolgado por ter O Senhor dos Anéis e O Hobbit, uma das franquias de fantasia mais épicas do mundo, se juntar à família Embracer, abrindo mais oportunidades transmídia, incluindo sinergias em nosso grupo global”, disse Lars Wingefors, fundador e grupo. CEO da Embracer, responsável pelo negócio. “No futuro, também esperamos colaborar com licenciados externos existentes e novos de nosso portfólio IP cada vez mais forte.”

“Nós da Zaentz Company tivemos a honra ao longo do último meio século de administrar os direitos de Tolkien para que os fãs de ‘O Senhor dos Anéis’ e ‘Hobbit’ em todo o mundo pudessem desfrutar de filmes épicos premiados, videogames desafiadores, teatro de primeira linha e mercadorias de todas as variedades”, disse Marty Glick, COO da Saul Zaentz Company.

“Não poderíamos estar mais empolgados com o fato de a Embracer assumir a responsabilidade agora, e estamos confiantes de que seu grupo levará a novas alturas e dimensões, mantendo a homenagem ao espírito dessas grandes obras literárias”.

Os próximos passos da franquia

Os principais trabalhos futuros, nos quais a Middle-earth Enterprises tem interesses financeiros, incluem a série da Amazon “O Senhor dos Anéis: Anéis do Poder”, que estreará em 2 de setembro, o filme de animação “O Senhor dos Anéis: A Guerra dos Rohirrim” (Warner Bros.), com lançamento previsto para 2024, e o jogo para celular “The Lord of the Rings: Heroes of Middle-earth” (Electronic Arts).

“Outras oportunidades incluem explorar filmes adicionais baseados em personagens icônicos, como Gandalf, Aragorn, Gollum, Galadriel, Éowyn e outros personagens das obras literárias de JRR Tolkien, e continuar a fornecer novas oportunidades para os fãs explorarem esse mundo fictício por meio de merchandising e outras experiências”, disse Embracer.

Outras aquisições do grupo

Além disso, em maio, a Embracer anunciou acordos para adquirir os estúdios de desenvolvimento de videogames Crystal Dynamics, Eidos-Montreal e Square Enix Montreal por US$ 300 milhões em dinheiro e dívidas, dando-lhe IP de jogos populares para as  franquias “Tomb Raider”, “Deus Ex”, “Thief” e  “Legacy of Kain”.

E não para por aí! A Embracer também anunciou uma série de outras aquisições. Entre eles estão acordos para a desenvolvedora e editora de jogos norte-americana Tripwire Interactive, conhecida pelas séries “Killing Floor” e “Rising Storm”, bem como “Maneater”, e a desenvolvedora de jogos sueca Tuxedo Labs, conhecida por “Teardown”.

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