O Wordle acabou? Números mostram que jogo caiu no esquecimento

As buscas pelo Wordle caíram mais da metade desde fevereiro. E o motivo pode ter a ver com aumento da concorrência - e a facilidade em trapacear
Imagem: Joshua Hoehne/Unsplash/Divulgação

O Wordle já não é tão popular como antes. A busca na web pelo jogo de adivinhação de palavras, que rendeu a criação de vários outros games, caiu mais da metade desde fevereiro, quando virou febre nas redes sociais, segundo relatórios do Google Trends

O interesse no jogo ao redor do mundo atingiu seu pico entre 13 a 19 de fevereiro — alcançando o índice 100 nas pesquisas do Google. A pesquisa pelo Wordle se manteve em níveis altos, entre 80 e 90, até 2 de abril. Depois, não parou de cair.

Até esta quarta-feira (27), as buscas globais estão em 42. No Brasil não foi diferente. As pesquisas pelo jogo acompanharam a média global no começo do ano e, agora, chegam ao valor de 35.

Pelo fato de o Wordle ser um jogo online, que tinha seus resultados compartilhados nas redes sociais e, todos os dias, era buscado por milhões de jogadores fiéis, o número de buscas no Google é, sim, um sinal de que o interesse já não é mais o mesmo.

[links relacionados]

Alguns motivos podem estar por trás da perda de engajamento do Wordle, como elencou o site The Street. São eles: 1) a aquisição do jogo pelo The New York Times, em março; 2) o formato, que continua sempre igual; e 3) a facilidade em trapacear. 

A compra do jogo pelo jornal norte-americano provocou a desconfiança de que o jogo logo ganharia um paywall — o que não aconteceu, pelo menos, não até agora. Isso pode ter feito com que muitos usuários migrassem para games semelhantes, especialmente em língua inglesa — como Quordle e Nerdle

Outro fator para o menor hype em torno do Wordle é a monotonia do jogo. Como não há grandes variações — há sempre uma única palavra a ser adivinhada por dia — concorrentes se apressaram em apresentar alternativas. Em português, há o Contexto, em que é possível adivinhar as palavras conforme seu significado, e Palavra do Dia, que oferece diferentes níveis de dificuldade, por exemplo. Quem quer mais palavras, pode recorrer ao Quarteto, que oferece quatro senhas diárias.

Por fim, há a facilidade em trapacear. É fácil — e até comum — procurar a palavra do dia para marcar todos os quadradinhos de primeira e compartilhar nas redes. Um relatório do site WorldFinderX mostra que as buscas por “Wordle de hoje” saltaram desde a popularização do jogo. Em dezembro, quando poucas usuários utilizavam a plataforma, a pesquisa no Google Trends era de 0 — ou seja, não havia nenhum interesse. 

Como anda o Letreco

Não é só o Wordle que vem enfrentando queda em engajamento. No Brasil, a busca por jogos como Term.ooo e Letreco também caiu, como mostra o Google Trends. Desde domingo (24), o interesse por Letreco está em 24. O jogo alcançou o valor 100 na semana de 6 a 12 de março, quando foi citado pelo streamer Casimiro. 

O Term.ooo está com índice 42, e passa por variações. O interesse chegou a 100 duas vezes: entre 27 de fevereiro e 5 de março e 8 a 14 de maio. 

O Wordle foi inventado pelo ex-desenvolvedor de software do Reddit, Josh Wardle, ainda durante a pandemia. Ele o criou para sua noiva, Palak Shah, que é fã de jogos de palavras. O lançamento foi em outubro de 2021, e se tornou viral em janeiro deste ano. 

No último dia 15, o New York Times anunciou que o Wordle se transformará em jogo de tabuleiro, já intitulado “Wordle: The Party Game”. O diferencial da versão física será a possibilidade de enfrentar outra pessoa. Por enquanto, a previsão de lançamento é já no mês de outubro, nos EUA.

Julia Possa

Julia Possa

Jornalista e mestre em Linguística. Antes trabalhei no Poder360, A Referência e em jornais e emissoras de TV no interior do RS. Curiosa, gosto de falar sobre o lado político das coisas - em especial da tecnologia e cultura. Me acompanhe no Twitter: @juliamzps

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas