Tecnologia

Odisseia polar: carro elétrico termina 1ª viagem entre os 2 polos da Terra

A viagem entre os polos enfrentou desafios variados, especialmente na América do Sul, onde a falta de infraestrutura de carregamento para o carro elétrico foi um obstáculo
Imagem: Pole to Pole EV/Divulgação

Na última semana, Chris Ramsey e sua esposa Julie fizeram história ao terminar a primeira viagem entre os dois polos da Terra a bordo de um carro elétrico. Aliás, essa jornada épica, a primeira realizada por qualquer tipo de carro — seja elétrico ou a gasolina.

A missão começou em março no Polo Norte magnético e foi concluída no outro extremo na última sexta-feira (15). No entanto, os Ramseys anunciaram o feito apenas no domingo (17), pois estavam sem conexão à internet.

Ariya: o carro elétrico que cruzou os polos da Terra

O Nissan Ariya, modificado pela Arctic Trucks — uma empresa islandesa especializada em veículos para terrenos difíceis — foi escolhido para esta odisseia.

Adaptado para enfrentar algumas das condições mais severas do planeta, o Ariya recebeu melhorias como pneus de 39 polegadas e reforços na carroceria.

Contudo, com as modificações, o desempenho do Ariya ficou entre 240-320 km/h, abaixo da sua capacidade original de 438 km/h. Por outro lado, para maximizar a eficiência da bateria em climas extremos, os Ramseys utilizaram técnicas como construir paredes de neve e usar uma tenda especial para isolar o veículo.

A viagem também contou com o apoio de uma turbina eólica de 5kW e um carregador híbrido solar, destacando o compromisso com a sustentabilidade. Saiba mais sobre a aventura do casal:

 

Desafios e inovações de mobilidade

A viagem entre os polos enfrentou desafios variados, especialmente na América do Sul, onde a falta de infraestrutura de carregamento para o carro elétrico foi um obstáculo.

Em colaboração com a Enel X Way, os Ramseys ajudaram a estabelecer novas estações de carregamento, contribuindo para a expansão do corredor Pan-Americano. Essas estações, em pontos estratégicos como o Peru, agora estão acessíveis ao público.

Após nove meses e mais de 27 mil quilômetros — passando por 3 continentes e 14 países –, Chris e Julie Ramsey se orgulham de ser os primeiros a realizar uma viagem do Polo Norte ao Polo Sul da Terra em um carro elétrico.

Além disso, o feito não apenas destaca o potencial dos EVs em ambientes extremos, mas também incentiva o desenvolvimento e o avanço da mobilidade elétrica.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas