Olimpíadas 2024: ESA divulga imagem espacial interativa de Paris; veja
A Agência Espacial Europeia (ESA) divulgou uma imagem interativa em alta resolução de Paris vista do espaço para comemorar o início das Olimpíadas de 2024, na última sexta-feira (26).
Graças aos satélites da missão “Pléiades Neo”, uma colaboração entre a ESA e a empresa Airbus, é possível observar a capital francesa com imensa precisão.
Os satélites da ESA orbitam a 620 quilômetros da Terra e possuem duas câmeras com resolução de 30cm, ou seja, cada píxel representa áreas maiores ou iguais a 30 cm².
Desse modo, a imagem da ESA fornece uma visão detalhada sobre os principais pontos das Olimpíadas de Paris, como o Stade de France.
Arenas esportivas
Situado bem próximo da Vila Olímpica, em Saint-Denis, no norte da capital francesa, o Stade de France é fácil de identificar. A arena, com capacidade para receber 88 mil pessoas, recebe as competições de rugby e atletismo.
Além disso, o estádio onde o Brasil perdeu a copa de 1998 será o local da cerimônia de encerramento das Olimpíadas, em 11 de agosto.
Ao sul, no 18º arrondissement (distrito) de Paris, há a Arena Porte de La Chapelle, ou Adidas Arena, cuja construção foi concluída em fevereiro. A Arena Porte de La Chapelle foi feita para jogos de basquete, mas, durante as Olimpíadas, recebe as competições de badminton e ginástica artística.
Na imagem espacial da ESA, a Arena Porte de La Chapelle é fácil de reconhecer devido ao seu formato e pela proximidade a uma das áreas mais movimentadas de Paris, que enfrenta congestionamentos durante as Olimpíadas.
Mais ao centro de Paris, a imagem espacial mostra a Accor Arena, onde, de fato, acontecem os jogos de basquete das Olimpíadas. Além disso, a arena também sedia competições de ginástica.
Similarmente à Euro 2024, a transmissão das Olimpíadas se refere à arena pelo antigo nome (Arena de Bercy) por razões comerciais.
Imagem espacial mostra pontos turísticos
Também no centro de Paris, há o Palácio dos Inválidos, local histórico da cidade que sedia as competições de tiro com arco.
Próximo ao Palácio dos Inválidos, um dos locais mais icônicos de Paris, o Grand Palais, visto em detalhes pela imagem espacial da ESA, recebe as competições de esgrima e taekwondo nas Olimpíadas.
Seguindo para o final da Champs-Élysées, a imagem mostra a Praça da Concórdia. O ponto turístico se transformou em uma pista de esportes radicais para receber as competições de skate, BMX, basquete 3×3 e breaking, a mais nova modalidade olímpica.
Torre Eiffel vira arena
Ao pé da Torre Eiffel, o Campo de Marte sedia as competições e judô e luta livre, recebendo o nome temporário de Estádio da Torre Eiffel.
Por fim, ao sudoeste, a imagem espacial da ESA mostra a Arena Paris Sud, próxima ao Palácio de Versailles, que receberá as competições de handball, tênis de mesa, vôlei e levantamento de peso.
Além das arenas esportivas das Olimpíadas, a imagem espacial da ESA destaca o Arco do Triunfo e a Igreja de Notre-Dame, dois dos locais mais famosos de Paris.
No site da ESA, a imagem espacial é interativa, permitindo clicar em mais de 10 círculos para observar os locais com mais detalhe e obter informações sobre as Olimpíadas de Paris. Acesse aqui.