Ciência

Onde assistir à chuva de meteoros com até 120 ‘estrelas cadentes’ por hora no Brasil

A chuva de meteoros Geminídeas atingirá seu pico entre as noites de quarta (13) e quinta-feira (14), por volta das 22h30. Confira os detalhes!
Imagem: Alexander Andrews/ Unsplash/ Reprodução

Dezembro chegou e, com ele, um fenômeno astronômico já conhecido desta época do ano: a chuva de meteoros Geminídeas. Ela tem seu pico nas noites da próxima quarta (13) e quinta-feira (14), quando pode ser vista a olho nu.

whatsapp invite banner

De modo geral, Geminídeas é uma das poucas chuvas de meteoros visível do hemisfério sul do planeta. Por isso, é esperada por grande parte da população do Brasil. Além disso, sua fama também vem da abundância de estrelas cadentes que oferece: no pico, podem ser até 120 meteoros por hora cruzando o céu.

Neste ano, Geminídeas acontece durante a Lua Nova. Isso significa que a lua estará no mesmo lado da Terra que o Sol, de forma que sua face fica encoberta. Sem a luz da superfície lunar no céu, ele fica mais escuro, o que facilita a observação de outros fenômenos no espaço.

O que são as estrelas cadentes de Geminídeas

Os meteoros que cortam o céu durante a chuva de Geminídeas são pedaços de um asteroide conhecido como 3200 Faetonte, que foi descoberto em 1982. Assim como acontece com esses objetos espaciais, enquanto se movimenta em sua órbita, deixa pequenos fragmentos pelo caminho, como pedrinhas.

Ao mesmo tempo, a Terra segue sua rotação e, quando cruza com a órbita do asteroide ou cometa, acaba encontrando esses rastros. Assim, as partículas são capturadas pela gravidade do planeta e entram pela atmosfera terrestre em alta velocidade (cerca de 260 mil km/h).

A chuva de meteoros Geminídeas já começou e dura uma semana. No entanto, seu pico acontece na quarta (13) e quinta-feira (14), momento em que será mais fácil vê-la no céu do Brasil.

Como assistir a chuva de meteoros Geminídeas

Para assistir Geminídeas, é preciso localizá-la no céu. Ela estará na direção da constelação de Gêmeos, visível no sentido nordeste, mas um pouco mais ao leste. Por isso, será mais fácil de visualizar a partir de locais na região Norte e Nordeste do Brasil.

Nas noites de pico do fenômeno, o melhor horário para ver as estrelas cadentes será a partir das 22h30. Nesses dias, é preciso contar com a sorte de um céu limpo, sem nuvens. Além disso, para visualizar a chuva de meteoros, busque um lugar longe das luzes artificiais da cidade, em uma região bem escura.

Deixe seus olhos se acostumarem com a escuridão e então busque no céu as estrelas cadentes. Segundo especialistas, os meteoros de Geminídeas tem uma coloração amarelada.

Para se preparar para outros eventos astronômicos que iluminarão o céu do mês de dezembro, confira a lista do Giz Brasil aqui.

Bárbara Giovani

Bárbara Giovani

Jornalista de ciência que também ama música e cinema. Já publicou na Agência Bori e participa do podcast Prato de Ciência.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas