Ciência

Onde assistir ao alinhamento de planetas com a Lua no Brasil

Neste sábado (29), ocorrerá o alinhamento de três planetas com a Lua, e o fenômeno poderá ser visto por aqui. Saiba como
Imagem: UNESP/Reprodução

Neste sábado (29) ocorrerá um raro alinhamento de planetas com a Lua, e será possível observá-lo do Brasil, por volta das 6h25.

whatsapp invite banner

Ao contrário da grande paralisação lunar da última sexta-feira (21), vista apenas do Hemisfério Norte, o alinhamento será visível em ambos os hemisférios, de acordo com a NASA.

A Lua e os planetas Júpiter, Marte e Saturno vão se alinhar em relação ao ponto de vista da Terra. Esse fenômeno é chamado de conjunção.

As conjunções, ou alinhamento, representam o resultado do movimento de translação dos planetas ao redor do Sol simultaneamente quando a Lua faz o movimento ao redor da Terra.

Cada planeta possui sua própria velocidade de translação, bem como período que isso acontece, mas há momentos específicos em que os planetas – e também a Lua – podem se alinhar.

Melhor horário para observar o alinhamento

No Brasil, o melhor horário para assistir o alinhamento dos três planetas com a Lua, de acordo com o Observatório Didático de Astronomia da Universidade Estadual Paulista (UNESP), é antes do amanhecer.

Contudo, o melhor horário para observar o alinhamento é diferente entre as regiões do país. Em São Paulo, o melhor horário para observar o fenômeno é às 6h25, enquanto em Brasília, a UNESP indica 15 minutos antes. Em Porto Alegre, o melhor horário será às 7h20.

O coordenador do Observatório Didático de Astronomia da Unesp, Rodolfo Langhi, informa que a melhor maneira para observar o alinhamento é a olho nu. É preciso, apenas, procurar a conjunção dos astros perto do horizonte, seguindo a direção leste.

“A observação da conjunção de todos eles juntos deve ser [feita] a olho nu. Pois os astros estarão espalhados no céu em um campo de visão bem amplo. Se tiver um binóculo ou telescópio, basta apontar para cada astro separadamente para visualizar com ampliação”, disse Langhi

No entanto, o alinhamento é uma ilusão de ótica. Os planetas estarão todos agrupados em um mesmo lado do Sistema Solar, mas a quilômetros de distância uns dos outros.

Assine a newsletter do Giz Brasil

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas