Na missão de esconder a câmera de selfie, vimos diversos designs de smartphones com mecanismos de pop-up, sliders mecânicos (automáticos ou manuais) e até mesmo o emprego de duas telas. No Oppo Reno, que está para ser lançado, a fabricante adotou uma espécie de sobrancelha para a câmera.

Esse design lembra o logo da No Fear, marca popular dos anos 1990. Para ser claro, o Reno ainda não foi anunciado oficialmente e as imagens são do pessoal do Slashleaks, que descobriu as fotos a partir do vazamento de um material promocional.

Combinado com o vídeo que havia vazado anteriormente e os rumores de que a Oppo faria um lançamento para o próximo mês, parece bem provável que o Reno e sua câmera com sobrancelha será apresentado ao mundo em abril.

A aparência do Reno pode parecer agressiva, mas ela não resolve o principal problema dessas câmeras pop-up motorizadas: a durabilidade. Não é impossível que a Oppo adicione uma maneira de acionar a câmera de maneira manual, puxando-a com o dedo ou algo assim caso o motor falhe. Mas, de qualquer maneira, não é um jeito muito confortável, nem uma solução ideal.

Mas talvez o destaque aqui é que, pelo menos por enquanto, a câmera selfie motorizada não deve desaparecer no curto prazo, como algumas pessoas, inclusive eu, pensaram que poderia acontecer após a chegada do Oppo Find X.

Alguns rumores apontam que a um sistema similar a esse pode ser adicionado no OnePlus 7, então toda essa tendência pode ganhar tração.

[Slashleaks]