_Cultura

Oscar 2022: “Duna” leva maior nº de estatuetas na “cerimônia do tapa”; confira lista dos ganhadores

"Duna" levou o maior número de troféus: seis no total, de dez indicações. Veja quem levou o quê

A cerimônia do Oscar 2022 aconteceu no último domingo (27), no tradicional Dolby Theater, em Los Angeles. Com apresentação de Regina Hall, Amy Schumer e Wanda Sykes, a premiação teve oito das 23 categorias (as menos badaladas) sendo entregues fora da transmissão ao vivo. 

“No ritmo do coração” tornou-se o grande vencedor do Oscar 2022, após levar as estatuetas de ator coadjuvante (com Troy Kotsur), roteiro adaptado e melhor filme.

O longa se tornou o primeiro filme de uma plataforma de streaming a vencer o Oscar, já que, nos Estados Unidos, foi distribuído pela Apple TV+. Aqui no Brasil, o longa pode ser visto no Amazon Prime Video. 

Já “Duna” ganhou o maior número de troféus: seis no total (de dez indicações). “Ataque dos cães”, o mais indicado da noite, com 12, levou apenas o Oscar de melhor direção, de Jane Campion. 

Já Ariana DeBose fez história como primeira atriz queer afro-latina a ganhar um Oscar, o de Melhor Atriz Coadjuvante, por “Amor Sublime, Amor”. Troy Kotsur foi o primeiro homem surdo a levar um prêmio de atuação, como Melhor Ator Coadjuvante por “No Ritmo do Coração”. 

Outra mudança na 94ª edição do evento foi incluir votações populares. Na categoria de Momento Mais Vibrante do Cinema, “Liga da Justiça” de Zack Snyder ficou em primeiro lugar, com a cena em que o Flash de Ezra Miller usa a Força de Aceleração. Já na categoria de Filme Favorito dos Fãs de 2021, o vencedor foi “Army of the Dead”, também dirigido por Snyder.

A noite também ficou marcada pelo tapa que o ator Will Smith deu no comediante Chris Rock. Você pode ler mais neste texto do Gizmodo Brasil.

Confira abaixo a lista de vencedores:

Melhor Filme

Melhor Atriz Coadjuvante

Melhor Ator Coadjuvante

Melhor Animação

Melhor Curta Animado

Melhor Roteiro Original

Melhor Roteiro Adaptado

Melhor Curta em Live-Action

Melhor Design de Produção

Melhor Figurino

Melhor Documentário

Melhor Documentário em Curta-Metragem

Melhor Som

Melhor Direção de Fotografia

Melhor Edição

Melhores Efeitos Visuais

Melhor Maquiagem

Melhor Filme Internacional

Melhor Trilha Sonora Original

Melhor Canção Original

Melhor Direção

Melhor Ator

Melhor Atriz

 

Sair da versão mobile