Chegou o dia! Neste domingo (27), Hollywood celebra a festa do cinema com a 94ª edição do Oscar. Sediado no Teatro Dolby, em Los Angeles, o evento terá o famoso tapete vermelho, que começa às 20h, e a cerimônia, às 21h.

A premiação de 2022 promete trazer mais uma briga feroz pela estatueta de melhor filme. Enquanto a gente fica fazendo apostas e bolões, se baseando nas outras premiações que já aconteceram neste ano, está na hora de reunir tudo o que sabemos sobre o evento deste ano. Confira as informações abaixo:

Quem são os indicados? 

“Ataque dos Cães”, filme de Jane Campion com Benedict Cumberbatch, liderou a lista de menções, aparecendo em 12 categorias no total —incluindo Melhor Filme, Melhor Direção e Melhor Ator.

Jane Campion, diretora do longa, se tornou a primeira mulher com duas indicações na categoria de direção da história do Oscar. O segundo filme mais indicado foi “Duna”, que concorre em dez categorias.

Em terceiro lugar ficaram “Belfast” e “Amor, Sublime Amor”, com sete indicações cada. Enquanto “King Richard: Criando Campeãs”, fechou o ano com seis categorias. Além desses, “Flee” se tornou o primeiro longa da história a ser indicado a melhor documentário, melhor filme internacional e melhor animação no mesmo ano. 

Confira a lista completa de indicados ao Oscar 2022 aqui! 

Quem vai apresentar o Oscar?

As atrizes e comediantes Amy Schumer, Regina Hall e Wanda Sykes ficarão responsáveis pela cerimônia. Esta é a primeira vez que elas serão apresentadoras da premiação. 

Desde 2018 a cerimônia do Oscar não tinha anfitriões. O trio de atrizes e comediantes vai retomar a tradição do prêmio após quatro anos sem apresentadores fixos. Além delas, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou outros nomes como responsáveis por entregar os prêmios da noite. 

Dentre os já confirmados para aparecer no Oscar estão Lady Gaga, Samuel L. Jackson, Lily James, Zoë Kravitz, Mila Kunis, Simu Liu, Rami Malek, Lupita Nyong’o, Chris Rock, Naomi Scott, Wesley Snipes, Uma Thurman, Bill Murray e John Travolta. Já os vencedores do ano passado também estão confirmados como Anthony Hopkins, Daniel Kaluuya e a coreana Yuh-Jung Youn.

Quais shows vão acontecer durante o Oscar?

Após diversos boatos, a organização do Oscar confirmou as performances ao vivo de quatro músicas indicadas à categoria de Melhor Canção Original. De acordo com a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, o palco da premiação terá shows de Beyoncé, Billie Eilish e Finneas, Sebastián Yatra e Reba McEntire.

A única das indicadas que não terá apresentação é “Down to Joy”, cantada por Van Morrison para a trilha sonora de “Belfast”. Porém, de acordo com a organização da cerimônia, o artista foi convidado a se apresentar, mas não pôde comparecer. 

Beyoncé fará uma apresentação de “Be Alive”, faixa do filme “King Richard: Criando Campeãs”, enquanto Billie Eilish e Finneas cantarão “No Time To Die”, de “007: Sem Tempo Para Morrer”. Dando sequência aos shows, o cantor Sebastián Yatra performará a faixa “Dos Oruguitas”, música pertencente a trilha sonora de “Encanto”, enquanto Reba McEntire fecha as performances com “Somehow You Do”, do longa “Quatro Dias com Ela”. 

Além dessas músicas indicadas, a transmissão do Oscar contará com a primeira apresentação ao vivo de “We Don’t Talk About Bruno“, o grande sucesso de “Encanto”.

Cerimônia foi reduzida para aumentar audiência? 

Segundo informações do site Deadline, as entregas dos prêmios menos badalados serão gravadas antes do evento e inseridas durante a transmissão, como já aconteceu em outras premiações de cinema e música. 

Segundo a publicação, um comunicado foi enviado aos indicados e membros da Academia informando as mudanças na transmissão deste ano. As outras 15 categorias, como melhor filme, melhor ator, atriz e direção, continuam na programação para serem anunciadas ao vivo. Confira aqui as categorias que serão anunciadas antes do evento ao vivo. 

A academia explica que a decisão visa deixar a cerimônia mais dinâmica, menos cansativa e atrair mais público, já que a audiência do Oscar têm registrado quedas nos últimos anos. Por isso, a premiação promete dar maior prioridade às performances musicais na cerimônia de 2022, com o desejo de aumentar o engajamento, após edição de 2021 apresentar a pior audiência da história.

Votação Popular? 

Diferentemente dos outros anos, o público poderá votar em seu filme preferido ou nas cenas marcantes no Oscar através do Twitter, utilizando a hashtag. 

As categorias populares são avulsas e não têm relação com as categorias premiadas pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. Além disso, não existem concorrentes definidos e qualquer filme pode ser indicado. O único critério de elegibilidade é o título ter sido lançado em 2021. 

A iniciativa é uma parceria da Academia com o Twitter. Portanto, todos os usuários da rede social podem participar da votação. Os votantes precisam usar a hashtag #OscarFanFavorite para indicar um filme à premiação. Da mesma forma, a hashtag #OscarsCheerMoment será usada para votar em uma cena.

Cada votante pode usar as hashtags até vinte vezes por dia. Os resultados serão revelados durante a cerimônia do Oscar 2022, assim como as cenas favoritas e os tuítes serão exibidos na premiação.

Onde assistir a cerimônia?

Se você é um cinéfilo de plantão e deseja acompanhar a premiação, a 94ª edição do Oscar será transmitida na televisão pelos canais pagos TNT e TNT Series, os únicos a veicular a cerimônia, que este ano deixa de ser transmitida na TV aberta.

Além dos canais pagos, a Globo, que ano passado veiculou a principal premiação do cinema mundial, agora vai transmitir através do Globoplay, com acesso liberado. A transmissão será gratuita, para todos os usuários logados, sem necessidade de assinatura.

O que mais esperar do Oscar 2022? 

Os organizadores prometeram que manterão a transmissão em três horas e Will Packer quer torná-lo o mais divertido possível, enquanto ainda homenageia os indicados e vencedores.

“O show fluirá, não muito diferente de um filme, pois haverá temas diferentes, uma sensação diferente e uma energia diferente ao longo da noite”, disse Packer em entrevista ao IndieWire. “Não vai parecer ou parecer e soar como um show por três horas. Está levando você ao longo desta jornada cinematográfica.”