O assunto mais comentado nas redes sociais desde a noite do último domingo (27) é o tapa que o ator Will Smith deu no comediante Chris Rock.
Rock, que apresentava o prêmio de melhor documentário, fez piada sobre a cabeça raspada de Jada Pinkett Smith, mulher do ator, que tem alopecia, uma doença que causa a queda de cabelo. Após a agressão, Will recebeu seu primeiro Oscar de Melhor Ator pela atuação no filme “King Richard: Criando Campeãs”.
Porém, Will Smith pode ter de devolver o tão aguardado prêmio para a Academia por conta do incidente com o comediante, disseram especialistas da indústria cinematográfica ao The New York Post.
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que distribuiu prêmios no domingo (27) no Dolby Theatre, em Los Angeles, tem um regulamento extremamente rígido, que exige um código de conduta de convidados e premiados.
Uma fonte do alto escalão de Hollywood disse ao NY Post que a situação poderia resultar em uma punição severa para Will Smith: “Foi basicamente uma agressão. Todo mundo ficou simplesmente chocado, foi desconfortável,” detalhou. “Eu acho que o Will não gostaria de ter que devolver seu Oscar, mas vamos ver o que acontecerá agora.”
Ainda que não tenha falado sobre a devolução do prêmio, a conta oficial do Oscar tuitou a seguinte mensagem: “A Academia não apoia a violência em nenhuma forma. Nesta noite nós estamos encantados em celebrar nossos vencedores do 94º Oscar, que merecem o momento de reconhecimento dos seus pares e amantes de filmes ao redor do mundo.”
The Academy does not condone violence of any form.
Tonight we are delighted to celebrate our 94th Academy Awards winners, who deserve this moment of recognition from their peers and movie lovers around the world.
— The Academy (@TheAcademy) March 28, 2022
O código de conduta da Academia, lançado em 2017 após o escândalo sexual que atingiu a indústria do cinema, enfatiza a importância de “defender os valores da Academia”, como inclusão, promover ambientes de apoio e “respeito pela dignidade humana”.
Mesmo em meio à polêmica, Chris Rock se recusou a fazer um boletim de ocorrência depois de levar um tapa de Will Smith, segundo informações da Variety. A polícia de Los Angeles confirmou a decisão do comediante em um comunicado:
“As entidades investigativas do departamento estão cientes de um incidente entre dois indivíduos durante o programa do Oscar. O incidente envolveu um indivíduo batendo em outro. O indivíduo envolvido se recusou a registrar um boletim de ocorrência. Se a parte envolvida desejar um relatório policial em uma data posterior, a polícia de Los Angeles estará disponível para concluir um relatório de investigação”.
Apesar da Polícia de Los Angeles se colocar a postos para iniciar uma investigação caso Chris Rock preste uma queixa, não há nenhuma atualização oficial sobre o caso.
Ainda que o NY Post tenha entrado em contato com a Academia do Oscar para averiguar o caso, não houve uma resposta se Will realmente perderá sua estatueta por conta do tapa em Rock.