A estilosa jaqueta branca do Papa Francisco que viralizou nas redes no final de semana não passou de uma imagem falsa criada no Midjourney, um dos apps de geração de imagens via IA (inteligência artificial).
O realismo da foto surpreendeu e fez muita gente — incluindo alguns veículos da imprensa — a acreditar que se tratava, sim, de uma imagem verdadeira. Isso já alimenta as discussões sobre deepfakes e o controle de imagens criadas por IA, algo que deve dar muito pano para a manga daqui para frente.
No caso do Papa Francisco, a imagem começou a se popularizar no sábado (25). O usuário do Twitter Leon (@skyferrori) publicou a suposta “fotografia” do pontífice argentino, mas não escreveu que se tratava de uma imagem gerada por IA.
OKAAYYY pic.twitter.com/MliHsksX7L
— leon (@skyferrori) March 25, 2023
Não demorou para que outros perfis do Twitter começassem a reproduzir a imagem. Muitos classificaram a jaqueta como um “marca do estilo de vida” do papa. Pouco depois, a rede anexou um alerta de contexto abaixo da imagem.
“Esta é uma imagem falsa do Papa Francisco criada pela IA do Midjourney”, diz o aviso. O Twitter também vinculou o link original do post: uma comunidade do Reddit onde usuários do Midjourney compartilham dicas e imagens criadas na plataforma.
Junto da foto principal, o autor do post no Reddit também publicou as três alternativas geradas pelo Midjourney – o serviço geralmente oferece quatro opções para as solicitações dos usuários.
Como saber se uma imagem é falsa
Uma análise do site The Verge identificou pequenos detalhes que comprovam que a imagem da jaqueta chique do Papa Francisco não é real.
As evidências incluem uma mão que não segura o copo de café adequadamente, um crucifixo com ângulos tortos, um Jesus que parece estar sentado, e a borda de uma lente do óculos que parece fazer a transição para a própria sombra.
Esses traços são indicativos de que uma IA criou a imagem. Ainda assim, observadores mais distraídos poderão acreditar na foto realista – mesmo que o Papa Francisco seja conhecido por um estilo de vida frugal e o hábito de usar roupas “mais simples”.
Outro caso recente são as fotos do ex-presidente dos EUA, Donald Trump, em um ato de prisão. Assim como as imagens do Papa Francisco, essas também foram geradas por IA e muita gente acreditou que fossem reais.
🔴 Un internaute a créé de fausses images de Donald Trump en prison avec la nouvelle version de l'IA Midjourney (V5).
Ces images sont tellement réalistes qu’elles font la une sur la toile.
Crédit : @EliotHiggins pic.twitter.com/qfO6Voecx3
— Warketing Digital (@WarketingDigit) March 22, 2023
Assim como o Midjourney, outras plataformas criam imagens a partir de comandos de texto, como o Stable Diffusion e DALL-E, da OpenAI. Entre eles, o Midjourney é o mais provável de gerar imagens fotorrealistas.
A plataforma é capaz de renderizar cenas complexas e cheias de detalhes a partir de prompts relativamente simples. Por isso, o mais provável é que o comando para criar a imagem do Papa Francisco tenha sido um mero “Papa Francisco em um casaco branco fofo”. Toda atenção é pouco na era da IA.