_Internacional

Papa Francisco grava “popecast”, o podcast que celebra 10 anos de pontificado

Em episódio de podcast, o Papa Francisco relembrou os principais momentos de seu papado. Confira trechos da entrevista

Papa Francisco durante celebração no Vaticano

“O que é um podcast?”, perguntou o papa Francisco ao repórter Salvatore Cernuzio, do Vatican News, neste domingo (12), durante a gravação do “Popecast”, um podcast que celebra seus 10 anos à frente da Igreja Católica Apostólica Romana.

O papa argentino de 86 anos, que tornou-se o primeiro pontífice latino-americano em março de 2013, está completando uma década no cargo nesta segunda-feira (13). Além do podcast, ele também deu uma série de entrevistas. Nesta segunda-feira (13), está celebrando uma missa na capela do hotel Santa Marta, no Vaticano, sua residência oficial.

Em seu longo reinado, maior do que a média, de 7,5 anos, como destacou a Reuters, Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, visitou 60 estados e territórios. Ele também nomeou cerca de 64% dos cardeais eleitores com menos de 80 anos (elegíveis para escolher seu sucessor).

No episódio, ele relembrou seu momento favorito durante o papado. A ocasião foi o encontro com idosos na Praça de São Pedro, no Vaticano, em 28 de setembro de 2014. O evento contou com a presença do papa Bento XVI. “Os idosos são sábios e me ajudam muito. Eu também sou idoso, não sou?”, justificou.

Guerra e paz

Entre seus piores momentos, papa Francisco citou os horrores da guerra. “Houve vários momentos ruins, e todos relacionados com o horror da guerra. Primeiro, as visitas aos cemitérios militares de Redipuglia e Anzio, a comemoração dos desembarques na Normandia, depois a vigília para evitar a guerra na Síria, e agora a barbárie que vem ocorrendo há mais de um ano na Ucrânia. Por trás das guerras está a indústria de armas; isto é diabólico”, disse.

Ele ainda se referiu à guerra entre a Rússia e a Ucrânia como a “Terceira Guerra Mundial”, dizendo não esperar ser papa em um período como este. “Eu pensava que a Síria era uma coisa singular, depois vieram os outros. Sofro muito ao ver os mortos, jovens – sejam russos ou ucranianos, não me importa – pois eles não voltarão. É difícil”, lamentou.

Em relação aos seus desejos para o futuro, Francisco declarou que “precisamos de paz”. E acrescentou que seus três sonhos para a Igreja, o mundo e a humanidade são “fraternidade, lágrimas e sorriso”. O podcast do Papa Francisco está disponível no Vatican News.

Sair da versão mobile