O PayPal anunciou nesta segunda-feira (23) que usuários poderão comprar, vender e manter criptomoedas diretamente pela plataforma da empresa. A novidade, que já estava disponível nos Estados Unidos desde outubro do ano passado, chega agora para quem mora no Reino Unido — é a primeira expansão internacional do recurso, que ainda não tem data para chegar a outros países.

Em maio deste ano, Jose Fernandez da Ponte, vice-presidente e gerente para blockchain, cripto e moedas digitais do PayPal, já havia confirmado que usuários poderiam transferir Bitcoin comprado na plataforma para outras carteiras. A diferença é que, a partir de agora, mais moedas foram implementadas.

“Estamos empenhados em continuar a trabalhar em estreita colaboração com os reguladores no Reino Unido e em todo o mundo, para oferecer nosso apoio e contribuir significativamente para moldar o papel que as moedas digitais desempenharão no futuro das finanças e do comércio globais”, afirmou Fernandez.

Ponte completou dizendo que “a pandemia acelerou a mudança digital e a inovação em todos os aspectos de nossas vidas, incluindo a digitalização do dinheiro e uma maior adoção de serviços financeiros digitais pelo consumidor”. “Nosso alcance global, experiência em pagamentos digitais e conhecimento de consumidores e empresas, combinado com controles rigorosos de segurança e conformidade, nos fornecem a oportunidade única e a responsabilidade de ajudar as pessoas no Reino Unido a explorar as criptomoedas”, disse.

A princípio, serão aceitas quatro criptomoedas: Bitcoin, Ethereum, Litecoin e Bitcoin em dinheiro. Para todas elas, os usuários terão opção para comprar moedas de outros usuários ou vendê-la para eles. Caso prefiram manter os ativos, o próprio PayPal contará com uma carteira para salvar as criptomoedas. Todos os usuários e clientes qualificados para uso da função poderão aproveitá-la nas próximas semanas — a liberação está sendo feita de forma gradual.

Assine a newsletter do Gizmodo

Para que o uso das novas moedas também abrace usuários que não são muito familiarizados com o mercado, o PayPal vai disponibilizar um guia de criptomoedas mostrando os preços em tempo real, bem como oferecer conteúdo educacional para ajudar a responder perguntas comuns e aprender mais sobre essa indústria. E isso inclui tanto as vantagens quanto os riscos potenciais. Afinal, ainda é um mercado bastante instável (e é com você mesmo que eu estou falando, Elon Musk).

[The Guardian]