O líder de desenvolvimento em tecnologia de blockchain do PayPal, Jose Fernandez da Ponte, confirmou na última quarta-feira (26) que usuários do serviço de pagamento poderão transferir Bitcoin comprado na plataforma para outras carteiras.

Embora o PayPal não tenha confirmado quando lançará esse novo recurso, provavelmente não será o suficiente para suprir a demanda de pedidos de usuários que usam exclusivamente as criptomoedas. Quando a empresa lançou a possibilidade de comprar Bitcoin, Ethereum e Litecoin diretamente pelo serviço no ano passado, o PayPal, na verdade, gerou um certo retrocesso da comunidade de criptomoedas como um todo.

A principal reclamação com as ofertas do PayPal era que, enquanto a companhia permitia que as pessoas comprassem e vendessem moedas digitais — e até mesmo convertessem as moedas em dólares e centavos —, negociadores de Bitcoin não podiam compartilhar essas moedas uns com os outros. Mais recentemente, quando o Venmo, de propriedade do PayPal, trouxe compras de Bitcoins para sua plataforma, surgiu o mesmo problema: os clientes podiam usar o Venmo para comprar e vender as próprias moedas, mas as transferências não estavam disponíveis.

Ao que tudo indica, o PayPal está ouvindo as críticas. “Entendemos que há mais utilidade para esses tokens se você puder movê-los por aí”, disse da Ponte. O executivo ainda acrescentou que a empresa está “definitivamente explorando” como pode permitir que as pessoas “transfiram criptografia para suas contas no PayPal ou fora dela”.

“Queremos tornar nossa plataforma a mais aberta possível e dar escolha aos nossos consumidores, algo que os deixe pagar da maneira que quiserem. Eles querem trazer suas criptomoedas ao nosso serviço para que possam usá-la no comércio, e queremos que eles possam levar as moedas que adquiriram conosco ao destino de sua escolha”, completou.

Desde o ano passado, o PayPal vem apostando em conquistar a comunidade de criptomoedas. Durante uma recente teleconferência de resultados, o CEO Dan Schulman deu a entender que a estratégia já estava dando frutos, dizendo aos acionistas que o PayPal tem obtido “uma quantidade enorme de resultados realmente excelentes” de seus investimentos em cripto-tecnologia até agora.