_Tecnologia

“Persona non grata”: confira a lista de países que já baniram o TikTok

Além dos EUA, veja os outros países que já baniram o aplicativo TikTok, parcialmente ou completamente - e os motivos por trás do banimento

TikTok já considera encerrar as atividades nos Estados Unidos

Na última quarta-feira (24), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, sancionou uma lei que pode proibir o TikTok no país. Com a lei em vigor, a ByteDance é obrigada a vender a operação do TikTok nos EUA para uma empresa fora da China até 19 de janeiro de 2025, com prorrogação de até três meses.

[produto_amazon1]

Caso contrário, o país pode banir a rede social de todas as suas lojas de aplicativos e servidores. Além disso, plataformas como App Store e Play Store vão sofrer sanções civis caso possibilitem o download do app.

Os parlamentares dos EUA afirmam temer pela segurança de dados dos usuários. Isso porque, segundo o governo norte-americano, a ByteDance (empresa chinesa responsável pelo TikTok), estaria compartilhando informações com o Partido Comunista da China.

Agora, a ByteDance tenta lutar contra a legislação na justiça. De acordo com a empresa, a companhia prefere encerrar suas atividades na região a vender o aplicativo. Leia mais sobre a posição da empresa de tecnologia nesta matéria do Giz Brasil.

No Brasil, que venceu uma disputa contra Elon Musk e o X este mês, não há um projeto de lei que vise banir o TikTok. Além disso, a relação do país com a China é boa, diferente do que ocorre entre o país asiático e os EUA. Aliás, vale lembrar que ambos são parte do BRICS, grupo de países de economia emergente que visam a cooperação em prol do desenvolvimento econômico.

Apesar disso, várias big techs enfrentam problemas em diversos países do mundo, como o X na Austrália e o próprio TikTok, em mais de 10 territórios.

[produto_amazon2]

Veja outros países que proíbem parcialmente ou completamente o TikTok:

Com informações do Yahoo.

Sair da versão mobile