Ciência

Pessoas hospitalizadas com Covid-19 apresentam declínio cognitivo, diz estudo

O estudo observou 475 pessoas que foram hospitalizadas antes de 31 de março de 2021, que completaram testes psiquiátricos e cognitivos seis meses após receberem alta
Imagem: Engin Aykurt/Unsplash/Reprodução

Pessoas que foram hospitalizadas por quadros graves de Covid-19, durante a primeira onda da pandemia, enfrentam um declínio cognitivo contínuo. De acordo com um estudo da Universidade de Oxford, no Reino Unido, a média de declínio cognitivo causado pela Covid-19 mostra uma redução de 10 pontos de QI.

whatsapp invite banner

O estudo faz parte de uma pesquisa mais ampla de longo prazo do Reino Unido sobre os efeitos da pós-internação por Covid, o PHOSP-COVID.

O estudo observou 475 pessoas que foram hospitalizadas antes de 31 de março de 2021. Todas elas completaram testes psiquiátricos e cognitivos seis meses após receberem alta, como parte de um estudo anterior do PHOSP-COVID.

A equipe de pesquisadores liderada por Maxime Taquet, professor em Oxford e coautor do estudo publicado na quarta-feira (31/7), solicitou que os participantes repetissem os testes por dois ou três anos.

Os pesquisadores descobriram que, em média, houve um agravo nos sintomas de depressão, ansiedade e fadiga dos participantes. “A maioria está ficando pior do que melhor”, afirma Taquet.

No geral, 47% (ou cerca de 223 pessoas) apresentaram quadros de depressão moderada ou severa no segundo teste, em comparação ao primeiro teste. 40% (ou 190 pessoas) tiveram quadros moderados ou severos de fadiga, comparando com 26% dos primeiros testes.

Os quadros de ansiedade, no entanto, tiveram uma mudança menor, subindo de 23% para 27%, de acordo com o estudo.

Declínio cognitivo associado à mudança de emprego 

Os números dos resultados de declínio cognitivo continuaram os mesmos, com 10% de declínio entre pessoas hospitalizadas por Covid-19. Porém, como essas pessoas não fizeram testes para constatar o vírus antes da hospitalização, não há uma referência comparativa.

Desse modo, segundo um dos pesquisadores, Paul Harrison, a equipe comparou os resultados do declínio cognitivo dos participantes com a expectativa média para pessoas do mesmo gênero, idade e escolaridade com base em um censo britânico chamado “Great British Intelligence Test”.

Ainda não há uma conclusão sobre a causa do declínio cognitivo entre pessoas hospitalizadas com quadros graves de Covid-19. Também não se sabe porque as pessoas estão ficando piores. No entanto, o estudo descobriu que as pessoas com sintomas mais severos nos testes psiquiátricos iniciais foram mais propensas a ter agravos nesses sintomas.

Segundo Taquet, um participante do estudo afirmou que, por três anos, “é difícil ficar com falta de ar durante três anos e não ter depressão”.

Além disso, o estudo descobriu que 26% das pessoas mudaram de emprego após serem hospitalizadas, sendo os impactos posteriores da Covid-19 o principal motivo, seguido pelo declínio cognitivo.

O estudo descobriu que – em vez de depressão, ansiedade e fadiga – o declínio cognitivo está associado à mudança de emprego dos participantes. “Muitas pessoas mudaram de emprego porque não conseguem mais atender às demandas cognitivas dos empregos anteriores, e não por falta de energia ou interesse”, afirma Taquet.

Contudo, o pesquisador reconhece as limitações do estudo. Isso porque ele só inclui 20% das pessoas que participaram do primeiro estudo, além de focar apenas em internações durante a primeira onda da pandemia.

Taquet ressalta a necessidade de mais pesquisas mais abrangentes que focam no declínio cognitivo de pessoas hospitalizadas por Covid-19 para entender os mecanismos biológicos por trás desses sintomas.

Pablo Nogueira

Pablo Nogueira

Jornalista e mineiro. Já escreveu sobre tecnologia, games e ciência no site Hardware.com.br e outros sites especializados, mas gosta mesmo de falar sobre os Beatles.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas