Petróglifo de navio com 4 m de comprimento e 2,7 mil anos é encontrado na Suécia
Há pelo menos 1.500 locais em Bohuslän, uma província na costa oeste da Suécia, que reúnem petróglifos da Idade do Bronze – nome dado a figuras entalhadas em superfícies rochosas. Agora, pesquisadores que atuam documentando tais esculturas encontraram 40 delas em uma rocha de granito, feitas há 2,7 mil anos.
O maior dos petróglifos descobertos no início de maio representa um navio e tem 4 metros de comprimento, enquanto a maioria tem entre 30 e 40 centímetros. Além de navios, os artistas da Idade do Bronze desenharam pessoas e animais – há figuras de quatro patas que podem ser cavalos.
As pessoas que fizeram as figuras teriam esculpido a grande rocha de granito batendo pedras duras contra sua superfície, o que expôs uma camada branca de pedra, tornando os petroglifos visíveis do continente ou de navios que passavam na costa.
A equipe encontrou os novos petróglifos quando notaram linhas brancas aparentemente feitas por humanos em partes da rocha que estava coberta por musgo. Eles então construíram uma plataforma de trabalho ao redor da rocha e removeram o musgo, revelando as figuras.
Os arqueólogos observam que a face da rocha é muito íngreme para ficar de pé e o local já fez parte de uma ilha – ou seja, as pessoas provavelmente gravaram os desenhos na pedra em pé em um barco ou em uma plataforma construída no gelo.
Não se sabe ao certo qual foi a função destes desenhos há 2,7 mil anos. Uma hipótese é que eles serviram para marcar a propriedade. O significado dos petróglifos também não é claro, mas especialistas disseram ao portal Live Science que, dada a repetição dos elementos, a coleção de figuras pode representar uma narrativa. A pesquisa ainda está em andamento.