Pirâmide da Idade do Bronze é descoberta por arqueólogos no Cazaquistão
Uma pirâmide da Idade do Bronze, feita há cerca de 4 mil anos, foi encontrada no Cazaquistão. A descoberta da estrutura foi revelada na última semana pela Universidade Nacional da Eurásia (ENU).
Os cientistas realizam escavações arqueológicas no monumento do complexo Kyrykungir, no distrito cazaque de Abai, desde 2014.
A pesquisa encontrou também imagens de camelos e cavalos. Isso mostra que a sociedade da época cultuava esses animais (especialmente o último), como explicou em comunicado Ulan Umitkaliyev, historiador que liderou a pesquisa.
“O culto ao animal era extremamente alto, como evidenciado pela descoberta também de ossos de cavalo ao redor do edifício de pedra. Há imagens de camelos também”, disse Umitkaliyev.
Cada parede da estrutura é adornada por uma grandiosa pedra negra vertical, mostram imagens compartilhadas pelo Ministério da Ciência do Cazaquistão.
Mais de 13 metros de pirâmide
A pirâmide estepe, como foi nomeada, é construída de forma hexagonal. “São 13 metros e oito fileiras de pedras entre cada face. É uma estrutura complexa muito sofisticada com vários círculos no meio”, explicou o cientista. “As paredes exteriores da estrutura deste complexo são dominadas por imagens de vários animais, especialmente cavalos”, afirmou Ulan.
Nas escavações, foram encontradas cerâmicas, brincos femininos de ouro e outras joias, indicando que a Idade do Bronze foi o centro da cultura nos tempos antigos.
A escavação do local continuará com a ajuda de alunos da universidade junto com pesquisadores de instituições internacionais.