Pix: Banco Central confirma novo vazamento de dados
O Banco Central confirmou um novo vazamento de dados pessoais vinculados a chaves Pix. De acordo com a entidade, a ocorrência teve como causa “falhas pontuais” em sistemas da instituição financeira. Isso permitiu a exposição de informações cadastrais.
Segundo o comunicado emitido pelo BC, o incidente vazou dados relacionados de 1.378 chaves Pix da Cronos Instituição de Pagamento. Entre as informações expostas estão nome de usuário, CPF, instituição de relacionamento, agência e número da conta.
Ainda de acordo com o comunicado, não foram expostos dados que possibilitem movimentações financeiras.“As informações obtidas são de natureza cadastral, que não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras”, afirmou o Banco Central.
“Baixo impacto”
A Cronos comunicou que identificou que um de seus correntistas realizou consultas de chaves Pix em razão de uma falha de monitoramento. Porém, não teve acesso a dados de movimentação de recursos, senhas ou outros dados sensíveis. A instituição já encerrou a conta do referido correntista.
“O BC informa que foram adotadas as ações necessárias para a apuração detalhada do caso e serão aplicadas as medidas sancionadoras previstas na regulação vigente. Mesmo não sendo exigido pela legislação vigente, por conta do baixo impacto potencial para os usuários, o BC decidiu comunicar o evento à sociedade, à vista do compromisso com a transparência que rege sua atuação”
Além disso, a Instituição afirmou que já está implementando melhorias em seus processos e restrições em consultas para evitar evitar que o problema se repita.
O aplicativo e internet banking notificará as pessoas impactadas. É importante destacar que a instituição bancária não entrará em contato por outros métodos como telefone, WhatsApp, SMS ou e-mail, por exemplo.
Aliás, este é o décimo sétimo vazamento de dados relacionados a chaves Pix desde que o Banco Central lançou o método de pagamentos instantâneos, no final de 2020.