Por que a barriga “ronca”? Aqui estão os motivos

Quem já passou por isso em público sabe o desconforto. Mas fique tranquilo: o ronco da barriga é normal na maioria das vezes. Veja as explicações científicas
Por que a barriga "ronca"?
Imagem: Sora Shimazaki/ Pexels/ Reprodução

Todo mundo já passou por esta vergonha um dia na vida. Imagine só: você estava na escola, no trabalho, em uma consulta médica, na fila do supermercado ou qualquer atividade rotineira. E então, do nada, sua barriga fez um ruído alto sem qualquer motivo aparente. 

Os olhares em volta de você levantam a mesma dúvida que você tem. Por que sua barriga roncou? O que isso significa?

A ciência explica

Não há nada de errado. Na verdade, os barulhos do estômago e do intestino são bem comuns. Eles geralmente estão relacionados aos movimentos de digestão ou à fome — com a barriga vazia, os ruídos ecoam.

Em geral, os roncos são gerados pela contração muscular da parede intestinal. Mas há outras duas condições para isso acontecer. Ou a barriga está cheia de líquidos. Ou cheia de gases.

Assim, quando seu estômago está cheio porque você acabou de comer, o órgão se contrai para movimentar o bolo alimentar. O mesmo acontece quando chega no intestino. Gases e líquidos são movimentados e isso pode gerar alguns sons.

Já quando você está com fome, o seu estômago está vazio. A força e a frequência das contrações neste órgão e no intestino delgado aumentam logo depois que eles ficam vazios e isso pode se estender por cerca de 2 horas.

Geralmente os roncos de fome são mais altos, justamente porque a barriga está vazia e não há nada que abafe os ruídos.

Dá pra evitar?

Embora não dê pra evitar os movimentos de digestão e fome do estômago e do intestino, algumas medidas simples podem ajudar a reduzir os roncos da sua barriga.

O ideal é evitar alguns alimentos que causam gases, como feijão, brócolis, ervilhas, cogumelos e couve-flor. As bebidas alcoólicas e refrigerantes também entram nessa lista. Procure perceber se algum tipo de alimento desencadeia mais roncos que outros.

Outra maneira de diminuir os barulhos é comer devagar, em porções menores e mais frequentes. Assim, sua barriga vai estar sempre cheia, o que evita os roncos de fome.

Você pode querer manter um diário para tentar identificar quais alimentos desencadeiam os ruídos no estômago.

Cuidado com possíveis problemas digestivos

Normalmente, não há motivo para se preocupar. No entanto, se os barulhos forem muito frequentes ou estiverem acompanhados de outros sintomas, o ideal é procurar um profissional da saúde.

Às vezes, roncos excessivos na barriga podem ser causados por um distúrbio gastrointestinal, como a síndrome do intestino irritável (SII) ou intolerâncias alimentares. Nesses casos, além dos ruídos, você provavelmente também vai ter cólicas ou diarreia.

Contudo, caso os barulhos sejam muito altos e agudos, podem ser um sintoma de obstrução intestinal. Essa é uma condição delicada, porque ocorre quando os alimentos e as fezes não conseguem se mover livremente do estômago até o reto. Dessa forma, é essencial buscar ajuda médica.

Assine a newsletter do Giz Brasil

Bárbara Giovani

Bárbara Giovani

Jornalista de ciência que também ama música e cinema. Já publicou na Agência Bori e participa do podcast Prato de Ciência.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas