por Bryan Menegus

O Sonic tem que ser um personagem rápido. Essa é uma das características que sempre marcaram ele independentemente de reboots e afins. Mas, para quem cresceu na Europa, a história não era exatamente assim no começo.

Sega apresenta dois novos games: o nostálgico Sonic Mania e o novo Project Sonic
Michael Jackson realmente compôs músicas para Sonic 3, segundo site

Nos primeiros jogos, a velocidade em terra do Sonic era menor no Velho Mundo, e isso se deve às diferenças entre os padrões PAL e NTSC. Não se assuste com as siglas – tudo o que você precisa saber é que são duas formas diferentes de codificar informações de cor para TVs analógicas. O padrão NTSC é usado no Japão, Coreia do Sul e EUA, enquanto Europa, África e partes da América do Sul usam PAL.

Esses sistemas rodam em frequências diferentes, o que significa que o mesmo jogo rodando a 30 quadros por segundo nos EUA roda a 25 quadros por segundo no Reino Unido. Assim, o ouriço é mais lento na Europa do que nos EUA.

Isso não apenas afetava a velocidade do personagem como do jogo como um todo – a música também é mais lenta na versão europeia, por exemplo. Consequentemente, a versão PAL de Sonic the Hedgehog é mais fácil do que a NTSC. Como é mais devagar, o jogador tem mais tempo para reagir ao que acontece na tela, o que pode poupar algumas vidas durante o jogo. Por outro lado, a exibição de cores é inferior no sistema NTSC em relação ao PAL. O azul do Sonic europeu é mais azul do que o do Sonic norte-americano.

O Brasil usa um sistema PAL modificado chamado PAL-M – ele mantém as cores do sistema mais popular na Europa, mas com a velocidade do NTSC. Então no Mega Drive vendido por aqui o ouriço tinha a mesma velocidade das versões norte-americana e japonesa.

Claro, isso é uma simplificação. Muitos jogos no formato PAL eram otimizados para rodar normalmente – mas o primeiro Sonic the Hedgehog não era um deles. E, graças à TV digital, essas coisas praticamente não importam mais. Se tivemos ou não jogos bons do Sonic desde a popularização do padrão de TV digital, bem, isso vai do gosto de cada jogador.

O vídeo abaixo explica com um pouco mais de detalhes as diferenças – ele é um pouco longo (ele dura mais de 17 minutos) e está em inglês.