por Daniel Junqueira

Há anos fãs de Sonic 3 especulam que Michael Jackson teve participação na trilha sonora do jogo. Algumas músicas lembram bastante canções do Rei do Pop, e alguns dos envolvidos na produção do jogo já deram entrevistas dizendo que sim, Michael Jackson ajudou em Sonic 3. Agora temos mais evidências que de fato Michael Jackson escreveu as músicas e que elas foram incluídas na versão final do jogo.



O mistério começou quando um adolescente postou, em 2003, as impressões que tinha quando ouvia as músicas do jogo e as canções de Michael Jackson durante a infância. “Jam”, por exemplo, lembra a Carnival Night Zone. A música que rola nos créditos lembra até demais o single “Stranger in Moscow”:

Desde então fãs de Sonic debatem se de fato isso aconteceu. Algumas entrevistas dadas por membros da equipe responsável pela trilha sonora confirmavam a participação dele durante a produção, mas acreditavam que a Sega poderia ter removido tudo o que Jackson se envolveu e colocou músicas diferentes quando lançou o jogo.

Uma reportagem de Todd van Luling publicada pelo Huffington Post deu mais detalhes deste que é um dos mais interessantes mistérios da história dos videogames. Sim, Michael Jackson ajudou a Sega a criar as músicas que fizeram parte da trilha sonora que acompanhou a infância de muita gente (a minha, inclusive), diz a reportagem, embora a Sega continue negando o envolvimento do artista no jogo.

Segundo Luling, em uma bela noite de 1993, em meio à sua turnê “Dangerous”, Michael Jackson fez uma visita ao estúdio Sega Technical Institute, em Palo Alto, que era o responsável pelo desenvolvimento do jogo. Jackson tinha uma história com a Sega: a empresa fez Moonwalker, jogo baseado no filme de mesmo nome que saiu em 1990 para o Mega Drive. Oficialmente ele daria apenas uma passada no estúdio norte-americano, mas em certo momento um dos desenvolvedores do jogo perguntou se o Rei do Pop queria ajudar a escrever músicas para Sonic 3.

O envolvimento do artista no jogo já havia sido revelado por alguns dos nomes que aparecem nos créditos das músicas de Sonic 3, mas ninguém confirmava que as músicas que Michael Jackson participou de fato entraram no jogo final. De acordo com a reportagem do Huffington Post, sim, elas entraram. Brad Buxer, Doug Grigsby e Cirocco Jones confirmaram que trabalharam junto com o Rei do Pop na parte sonora de Sonic 3 e que sim, as músicas que eles fizeram juntos estão na versão final do jogo. A equipe tinha, ao todo, sete pessoas (incluindo Michael Jackson), e eles trabalharam ao longo de quatro semanas para produzir a icônica trilha sonora.

Mas por que, no fim das contas, o nome de Michael Jackson não apareceu nos créditos do jogo – e a Sega até hoje nega seu envolvimento?

Em 1993 estourou o escândalo de um suposto assédio de Michael Jackson ao adolescente Jordan Chandler, então com 13 anos. Roger Hector, coordenador executivo da equipe de produção do jogo, diz que foi isso que fez a Sega remover as músicas de Michael Jackson do jogo e não incluir seu nome – as canções finais foram produzidas por Howard Drossin, diz o executivo.

Mas Buxter diz que não foi bem isso o que aconteceu. Ele confirma que as músicas do jogo são exatamente as de Michael Jackson, e que o artista preferiu não ter o nome citado no jogo por causa da baixa qualidade que elas depois da compressão para os cartuchos de Mega Drive. Não satisfeito com o resultado final, ele preferiu não ter o envolvimento divulgado ao público.

Howard Drossin confirma que de fato foi convidado pela Sega para ajudar na produção musical do jogo, e que inicialmente disseram a ele que Michael Jackson também participava do projeto. O caso Jordan Chandler fez o discurso oficial mudar, mas as músicas finais são, em grande parte, as de Jackson, com uma ou outra alteração feita por Drossin.

Da próxima vez que for jogar Sonic 3, lembre-se que mais do que um grande clássico dos jogos, você estará diante de mais um trabalho de um dos maiores e mais importantes artistas da história da música. Isso só faz Sonic 3 ficar melhor do que já é.

[Huffington Post]