_Apple

Problema de áudio em iPhones 7 simplesmente trava a inicialização dos smartphones

De tempos em tempos, alguém descobre algum tipo de problema em smartphones. Um dos mais recentes consiste no “loop disease” que ocorre em iPhones 7. Basicamente, o smartphone da Apple fica com o ícone de alto-falante desativado e, em alguns casos extremos, o smartphone não inicializa. • Cliente ganha processo contra Apple Brasil por iPhone […]

De tempos em tempos, alguém descobre algum tipo de problema em smartphones. Um dos mais recentes consiste no “loop disease” que ocorre em iPhones 7. Basicamente, o smartphone da Apple fica com o ícone de alto-falante desativado e, em alguns casos extremos, o smartphone não inicializa.

Cliente ganha processo contra Apple Brasil por iPhone com “doença do touch”
Falha na touchscreen é a mais nova causa de morte precoce no iPhone 6 e 6 Plus

A descoberta foi feita pelo Motherboard, após consultar assistências técnicas não-autorizadas de iPhone nos Estados Unidos e no Reino Unido. Segundo os especialistas, por semana, eles têm recebido entre dez e 15 iPhones 7 ou 7s com esse problema nos último seis meses.

Fisicamente, tudo parece ser um problema na conexão do chip de áudio, que fica próximo à bandeja do SIM Card, na placa-mãe. Com o tempo, essa conexão fica solta, fazendo com que o ícone de gravação de voz fique cinza (como se estivesse desativado), além disso o ícone de alto-falante fica do mesmo jeito, não possibilitando a opção de viva-voz durante uma ligação. Em casos mais extremos, o telefone fica reinicializando de forma intermitente ou travado com o logotipo da Apple em vez de ligar.

Captura de tela de usuário reclamando sobre problema de áudio em fórum da Apple. Crédito: fórum da Apple

Federico Cerva, um dos técnicos consultados pela reportagem do Motherboard, diz que é um problema que lembra o touch disease (doença do touch), um problema que afetava iPhones 6 e que mostrava uma barra cinza no topo da tela que impedia o uso do display. Por essa razão, resolveu chamá-lo de “loop disease”.

O conserto para o problema, que custa entre US$ 100 e US$ 150 nos EUA, é relativamente simples para técnicos especializados. É necessário remover o chip de áudio e, na sequência, reparar a conexão, soldando um pequeno pedaço de fio. É um trabalho que é feito em 15 minutos. Inclusive, Cerva fez um vídeo no YouTube explicando o conserto.

A causa do “loop disease”, no entanto, tem distintas origens. Cerva acredita que pequenas quedas acabam enfraquecendo essa conexão do chip de áudio. Já Jessa Jones, da iPad Rehab, sediada em Nova York, suspeita que o problema tem relação com o fato de o telefone ser repetidamente envergado com o tempo.

O problema parece ter alguma tração entre usuários de iPhone 7 e iPhone 7s. Na internet, alguns fóruns tratam do tema, e alguns vídeos do YouTube descrevem a falha.

Consultada pelo Motherboard, a Apple diz que está investigando o problema.

No fim do ano passado, a Apple foi alvo de bastante escrutínio, inclusive no Brasil, por tornar mais lentos os iPhones que tinham a bateria deteriorada. A empresa reconheceu o problema de comunicação e anunciou medidas (inclusive o reembolso para quem pagou o valor integral para a troca de bateria). Resta saber se esse caso do “looping disease” terá o mesmo tipo de repercussão e abrangência do caso anterior.

[Motherboard]

Imagem do topo: iFixit

Sair da versão mobile