Rumores do Galaxy S III estão circulando há alguns meses, e aumentam à medida que nos aproximamos da feira Mobile World Congress, em fevereiro, onde a Samsung anunciou o Galaxy S e o S II. A nova fornada de rumores diz que o S III terá processador quad-core Exynos 4412, que está sendo produzido nos EUA na mesma fábrica onde é feito o Apple A5.

A fábrica em Austin, Texas, recebeu uma linha de produção de processadores que, de acordo com o Android and Me, está fabricando CPUs com arquitetura 32nm. O Exynos 4210 – presente no Galaxy S II – e o Apple A5 usam arquitetura 45nm, que consome mais energia do aparelho.

Espera-se que a Samsung use processador com arquitetura 32nm no Galaxy S III, mas qual? Bem, a empresa tem pelo menos três modelos assim: o Exynos 4212 dual-core de 1,5GHz; o Exynos 5250 dual-core de 2GHz; e o suposto Exynos 4412 quad-core de 1,5GHz.

O primeiro processador soa como uma boa aposta: ele promete duração de bateria 30% maior e desempenho 25% maior. Mas, segundo o Android and Me, “eu vejo esta parte mais como um pequeno avanço em relação ao 4210 no Galaxy S II, e duvido que seja usada”. O segundo processador não deve aparecer no S III: ele chega a produtos finais apenas no segundo semestre, e a própria Samsung disse que ele é voltado para “tablets high-end”, não smartphones.

E o suposto processador quad-core? Segundo uma fonte do Android and Me, a Samsung vai lançar dispositivos no início deste ano que serão “um grande passo além do Galaxy Nexus de todas as formas”. Se ele estiver certo, talvez vejamos um processador quad-core no S III. Mais outro motivo para usar quad-core? “Há rumores de que a Apple terá quad-core em seu novo processador A6”, diz o Android and Me. Smartphones da HTC e da LG também podem usar Nvidia Tegra 3, que também é quad-core. É esperar para ver: provavelmente saberemos tudo na Mobile World Congress, no final de fevereiro. [Android and Me]