Professor de Havard diz ter encontrado na Terra um material de fora do Sistema Solar

Segundo o astrofísico da Universidade de Harvard, o material de fora do Sistema Solar pode ter vindo transportado por outro objeto interestelar
Imagem: Avi Loeb/Reprodução

Cientistas podem ter encontrado pela primeira vez na história um material de fora do Sistema Solar na Terra. No mês de junho, foram descobertas essas “esferas” no Oceano Pacífico, e análises subsequentes indicam que elas não possuem origem dentro do nosso Sistema Solar.

whatsapp invite banner

Segundo Avi Loeb, astrofísico teórico da Universidade de Harvard, o material pode ter vindo transportado por um objeto interestelar que caiu na Terra em 2014.

“Foi minha grande sorte conduzir esta análise. A equipe de expedição interestelar do Projeto Galileo acaba de concluir a análise inicial de 57 esférulas no local da queda do primeiro meteoro interestelar reconhecido, o IM1”, disse o professor em um comunicado.

Em seguida, o professor Loeb ressaltou que o material apresenta características incomuns, o que leva a considerar a possibilidade de ser de “origem tecnológica extraterrestre”. Ele já havia proposto anteriormente que o asteroide poderia ser de natureza artificial, possivelmente uma nave alienígena, mas voltou atrás.

Expedição encontrou 57 esférulas no local da queda do primeiro meteoro interestelar reconhecido. Imagem: Avi Loeb/Reprodução

Depois, o professor também destacou a presença significativa de elementos como berílio, lantânio e urânio nos objetos. Essa composição os diferencia não apenas de outras amostras, mas também de objetos que tipicamente se formariam na Terra, Lua, Marte ou outros locais do Sistema Solar, conforme apontado pelo especialista.

Declarações polêmicas sobre vida interestelar

Além de professor de Havard, Avi é conhecido por suas falas polêmicas e pela crença em vida extraterrestre. Conforme já mostramos no Giz Brasil, não é de hoje que Loeb tem se metido em polêmicas.

Como resultado disso, ele foi alvo de declarações duras de Steve Desch, astrofísico da Universidade Estadual do Arizona. “As pessoas estão cansadas de ouvir sobre as afirmações malucas de Avi Loeb”, disse ao The New York Times.

Por fim, rebatendo as declarações, o professora critica os colegas que expressaram ceticismo sobre suas afirmações. Segundo ele, está “fugindo de colegas que têm opiniões fortes sem buscar evidências, e estou correndo em direção a uma inteligência superior no espaço interestelar”.

Gabriel Andrade

Gabriel Andrade

Jornalista que cobre ciência, economia e tudo mais. Já passou por veículos como Poder360, Carta Capital e Yahoo.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas